quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Peito Vazio - instrumental - Duarte Veloso e Jelber Oliveira

Fonte da Letra da música: LETRAS
Show " As Rosas não Falam" 100 anos de Cartola.
 27 de dez. de 2010

Música - Peito Vazio
Autor¹ - Cartola
Autor² - Elton Medeiros

Peito Vazio
Cartola/Elton Medeiros

Nada consigo fazer
Quando a saudade aperta
Foge-me a inspiração!
Sinto a alma deserta
Um vazio se faz
Em meu peito
E de fato eu sinto
Em meu peito um vazio

Me faltando
As tuas carícias
As noites são longas
E eu sinto mais frio
Procuro afogar no álcool
A tua lembrança
Mas noto que é ridícula
A minha vingança

Vou seguir
Os conselhos
De amigos
E garanto que
Não beberei
Nunca mais
E com o tempo
Essa imensa
Saudade que sinto
Se esvai



quarta-feira, 30 de agosto de 2023

A Misoginia Estrutural

Fonte da imagem: Blog da Cris

Caso 1: O TEMPO

Uma jovem de 25 anos recebeu uma multa por um motivo um tanto incomum. Milica Živković foi atacada sexualmente por um homem e o confrontou em legítima defesa. No entanto, o tribunal de Kolašin, em Montenegro, considerou que ela excedeu no revide, levando-o a nocaute, e a multou em R$ 460. 

Caso 2: BBC

Paola Schietekat havia chegado à capital do Catar, Doha, em fevereiro de 2020 para trabalhar para o governo na organização da Copa do Mundo de 2022.

Depois de um ano e meio morando lá, ela conta que foi vítima de uma agressão física. Mas quando procurou as autoridades para registrar a queixa, o caso se voltou contra ela: Paola foi acusada de "sexo extraconjugal", um crime sob a lei islâmica.

A jovem de 27 anos foi condenada a sete anos de prisão e cem chibatadas. E, surpreendentemente, foi dada a ela uma alternativa: ela poderia se livrar da pena, mas para isso teria que casar-se com seu agressor. O caso ganhou visibilidade porque foi visto como um símbolo da vulnerabilidade de mulheres no país que se prepara para sediar o principal evento do futebol mundial.

Caso 3 - O GLOBO

Justiça mexicana sentencia a seis anos mulher que matou seu estuprador: 'excesso de legítima defesa'. Roxana Ruiz, de 23 anos, foi presa há dois anos pela morte de um homem que a agrediu sexualmente no populoso município de Nezahualcóyotl, no estado central do México, região do país onde mais se cometem feminicídios, segundo estatísticas oficiais.



terça-feira, 29 de agosto de 2023

Sobre Marco Temporal e outras coisas


Saiba que, na realidade, não existem índios no Brasil. O que existe são povos nativos originários ou povos indígenas. A palavra índio usada para se referir às pessoas de etnias indígenas é extremamente pejorativa e reafirma preconceitos, como por exemplo, a ideia de que os povos originários são selvagens e/ou seres do passado.

Fonte sobre o Marco Temporal: Wikipédia

Fonte do conceito de Povos Nativos: Sim à igualdade racial 

Fonte da imagem: Agência Brasil

Agora que você já sabe disto, vamos ao pensamento do dia:

Com certeza os povos nativos originários são seres humanos amados por Deus e amantes da natureza, cercados por atos desumanos por todos os lados.

É isto aí!


Histórias para aquecer o coração



Deitou pensando em algo estranho, diferente, longínquo e disruptivo a ponto de alterar a rota da sua vida. Rolou de um lado ao outro, levantou e foi ao banheiro por umas três ou quatro vezes e ao retornar, a quarto parecia, na penumbra, modificado. Achou aquilo estranho, mas poderia ser apenas o sono pesado acusando a necessidade de dormir.

Acordou com uma voz o chamando. Uma voz firme, delicada, de tom sereno, mas contundente, da qual  não saberia explicar melhor do que isto. Aquela voz era conhecida, mas sem lembrar de quem seria. Levantou-se com certa dificuldade, caminhou pelo quarto e ao olhar para ver as horas, não encontrou o relógio digital. Tateou o criado mudo e não encontrou também o celular - deve estar na cozinha - pensou.

Saiu no quarto e o corredor pareceu mais extenso. Havia uma luz tênue vindo de local desconhecido, que parcamente clareava o ambiente. Não se deu conta quanto tempo andou. Acordou trinta e dois anos depois ao lado de uma mulher bonita, mas estranha aos seus olhos, que dormia angelicalmente. Saiu no corredor só de calção curto de pijama e deu de cara com dezenas de desconhecidos e desconhecidas cantando numa língua estranha algo no ritmo de "parabéns para você" a ele. 

No final da sala estava uma morena lindíssima, de pijama de algodão com motivos florais, com ares de quem também não estava entendendo nada. Seguiu em direção a ela, e à medida que se aproximavam as pessoas e o lugar desapareciam. Quando a abraçou, um flash de luz os transportou a um mundo onde estavam quando se perderam. Era dela a voz no sonho e agora era dela para sempre.

É isto aí!

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Papo farmacêutico sobre os efeitos colaterais dos medicamentos


Alto lá
Este texto não é meu
Confesso que copiei e colei
Fonte do Texto: Eurofarma
Publicado em: 22 de maio de 2023
Atualizado em: 22 de maio de 2023
Fonte da imagem: Eurofarma

Os efeitos colaterais podem acontecer quando um tratamento faz mais do que tratar o problema-alvo e causa outro(s) problema(s). O impacto pode variar de leve a grave e, até mesmo, com risco de vida

Os efeitos colaterais são uma pauta importante e, com frequência, acontecem com muitas pessoas ao redor do mundo. Além disso, esse assunto é muito comum em discussões sobre produtos farmacêuticos, vacinas, procedimentos e cirurgias. 

Por serem onipresentes na medicina, os efeitos colaterais desempenham um papel importante nas decisões de tratamento para pacientes e médicos. 

O que é

É um efeito não ocasional (adverso ou benéfico) causado por medicamentos que são usados em doses terapêuticas.

Os tratamentos realizados pelos médicos, que podem oferecer algum tipo de efeito colateral, são: os medicamentos, procedimentos cirúrgicos ou qualquer outro tipo de intervenção, incluindo terapias complementares e alternativas. 

Os efeitos colaterais podem oferecer eventos adversos e eventos adversos graves e podem até resultar em morte, defeitos congênitos, complicações que requerem hospitalização ou danos permanentes. 

O que causa um efeito adverso

Existem muitas razões para que os efeitos colaterais aconteçam, dentre eles, destacamos :

Dosagem: que talvez necessite ajustar conforme o uso;

Reação individual a um ingrediente da medicação;

Uma droga que mata um tipo de célula indesejada, mas também destrói células saudáveis;

Interações entre medicamentos/drogas.

Interações que ocorrem os efeitos colaterais

Já sabemos que existe a possibilidade de tomarmos dois medicamentos ao mesmo tempo e não ocorrer interação medicamentosa, mas, para que isso não ocorra, é preciso fazer a “mistura” correta dos remédios tomados. Por exemplo, a aspirina e a varfarina são anticoagulantes. Os dois tomados juntos podem aumentar o risco de sangramento e hematomas. 

As interações medicamento-alimento ocorrem quando um alimento altera o que o medicamento deveria executar. Por exemplo, se não tomar determinado medicamento em jejum, ele pode ter menor absorção ou não realizar nenhum efeito curativo no paciente. 

As interações entre medicamentos e ervas também podem acontecer, por exemplo, o uso de antidepressivos e erva-de-são-joão podem provocar mudança de humor - para hiperativo - em uma pessoa que possui bipolaridade ou, até mesmo, a episódios de tremores, sangramentos, desmaios e problemas cardíacos. 

Tipos de efeitos colaterais

Alguns eventos adversos podem ser mais leves quando ocorre o uso de medicamentos, vale lembrar que alguns efeitos podem ser fortes ou tranquilos, isso depende do remédio. 

Alguns exemplos mais comuns de efeitos colaterais que podem acontecer ao tomar medicação são :

Constipação;

Dores de cabeça;

Boca seca;

Sonolência;

Tontura;

Dermatite;

Diarreia;

Náusea;

Vômitos.


Também existem os efeitos colaterais mais graves, como :

Pensamentos suicidas;

Ritmos cardíacos anormais;

Sangramento interno;

Câncer.

O Brasil não é para amadores



Lembrei nesta manhã de frase atribuída a Tom Jobim, que virou mantra nacional - O Brasil não é para amadores (em algumas publicações está "O Brasil não é para principiantes"). Prefiro a que pronuncia o amadorismo.

Um país predominantemente construído e constituído (com orgulho) por descendentes negros, pardos, mamelucos cafuzos, amarelos, brancos e sararás de várias etnias, culturas e conceitos, tem hoje metade dos seus habitantes simpáticos a causas preconceituosas e pouco nobres, vinculando-as a um poder pleno apenas pelo tom da pele, com argumentos cretinos do ponto de vista antropológico, sociológico e pelos melanócitos.

Estamos adernando. A Pátria pende sobre um dos bordos, quer pelo deslocamento catártico da classe média, quer pelo impulso midiático somatizante de novos valores, quer pela consequência de aparelhos de indução a ideias, quer aos se julgam no direito de carenar a fé nas múltiplas oficinas de oração e, claro, a cereja do bolo - quer pela políticas públicas de interesse privado.

Tom Jobim não viveu para ver que cada vez mais este país não é para amadores.

É isto aí!



domingo, 20 de agosto de 2023

Ela nunca vem


Ela 
nunca vem
nunca, nunca
nunca vem 

Espero 
da manhãzinha
à noite alta
parado aqui

Na porta
na janela
na varanda
no quintal

E ela nunca
nem diz ou desdiz
a doida lindinha
sumida de mim


É isto aí!



Voz de Mulher (Abel Silva/Sueli Costa)



A letra de Voz de mulher é do poeta Abel Silva. A melodia é um atestado da sensibilidade e refinamento de Sueli Costa 

Desde que nasci
A voz da mulher
Me embala
Me alegra
Me faz chorar

Me arrepia os cabelos
Me faz dançar
Me cala ressentimentos
Me ensina a amar

Uma mulher cantando nas Antilhas
Uma voz de mulher
Nos rádios do Brasil

Minha mãe que cantava
Lembrança tão bonita
E as negras americanas
Dos hinos e dos blues

Amor, amor
Me leva essa voz
Nas asas das canções

Eu quero ouvir
Por toda minha vida
Uma mulher cantando para mim

Amor, amor
Me leva essa voz
Nas asas das canções

Eu quero ouvir 
por toda a minha vida
Uma mulher cantando para mim


Alaide Costa - Tema
Provided to YouTube by The Orchard Enterprises
Voz De Mulher · Alaide Costa
Tudo que o Tempo me Deixou
℗ 2005 Lua Music
℗ Elemess
Released on: 2004-04-01
Music Publisher: EMI Brazil
Auto-generated by YouTube.

Um dia (Noémia de Sousa)




Alto lá
Este poema não é meu
Confesso que copiei e colei
Fonte poema: Templo Cultural Delfos / Elfi Kürten Fenske
Fonte imagem: Noémia de Souza em gravura feita por João Pinheiro

Noémia de Sousa (Carolina Noémia Abranches de Sousa Soares). poeta, tradutora, jornalista. Nasceu em 20 de Setembro de 1926, em Lourenço Marques (hoje Maputo), Moçambique. Sem livro publicado, rumou a Lisboa. Mais tarde, mudou-se para Paris. Regressaria a Portugal, onde foi jornalista da agência noticiosa portuguesa, em Lisboa. Morreu em 4 de Dezembro de 2002, Cascais, Portugal.


Um dia (Noémia de Souza)

Quando este nosso sol ardente de África
nos cobrir a todos com a benção do mesmo
calor,
quero ir contigo, amigo,
de mãos dadas, deslumbrados,
pelos trilhos abertos da nossa terra
estranha,
adubada com sangue e suor de séculos...

Nas machambas,
o ruído repercutido de tractor
soará como uma canção de triunfo.
Nas matas,
as tutas já não serão aves apenas
e no centro da vida,
nosso irmão negro, quebradas as grilhetas,
celebrará seu segundo nascimento
num batuque diferente de todos os outros...

Uma luz clara e doce se abrirá para todo
e nós iremos de mãos dadas, amigo,
pelos trilhos verdes de Moçambique.
Na noite,
não mais soluçarão, estertoradas,
canções marimbadas por irmãos
naufragados
(ô mamanô! Ô tatanô!),

Não mais a acusação muda dos olhos
precoces
de crianças de ventres empinados
não mais jaulas erguidas para os
inconformistas
gritando gritos de sangue
através de tudo!

Não mais, noite...
E nós iremos de mãos dadas,
amigo,
pelos trilhos abertos de Moçambique,
mergulhados no clarão eterno do dia
infindável.

- Noémia de Sousa, no livro "Sangue negro". Moçambique: Associação de Escritores Moçambicanos, 2001, p. 114-115.

Quereria



ambicionaria, 
ansiaria, 
aspiraria, 
desejaria, 
ordenaria, 
permitiria, 
solicitaria, 
amaria.
se não fosse
esta maldita
solidão.

É isto aí!

Oração para salvar almas do purgatório - Santa Gertrudes

Eterno Pai, ofereço-Vos o Preciosíssimo Sangue de Vosso Divino Filho Jesus, em união com todas as Missas que hoje são celebradas em todo o mundo; por todas as santas almas do purgatório, pelos pecadores de todos os lugares, pelos pecadores de toda a Igreja, pelos de minha casa e de meus vizinhos. Amém.



A Igreja venera Santa Gertrudes como padroeira das pessoas místicas: vidente do Sagrado Coração de Jesus, cuja festa litúrgica é celebrada em 16 de novembro.

VIDA RELIGIOSA – Nascida na Alemanha em 6 de janeiro de 1256, ela foi enviada aos 5 anos de idade para estudar no mosteiro beneditino de Helfta, onde sua irmã, Santa Matilde, foi abadessa e sua professora. Após tomar o hábito, na adolescência, ela se tornou amiga de Santa Matilde de Hackeborn, que, assim como ela própria, também era especial devota do Sagrado Coração de Jesus.

ALMAS DO PURGATÓRIO – Em uma das suas visões, Santa Gertrudes recebeu de Jesus uma oração breve, mas muito especial: toda vez que ela a rezasse, Ele poderia libertar mil almas do purgatório. Você pode conhecer e fazer essa mesma oração:

sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Infinity Of Sound - Million Roses



Fonte da imagem: Infinity Of Sound página oficial Facebook


Infinity of Sound é um conjunto de música pop coreana composto por irmãs trigêmeas. Com seu trabalho, Infinity of Sound mistura  as linhas entre tradicional, eletrônico, pop e fusão. O resultado é algo muito gentil, agradável, moderno e caracteristicamente coreano ao mesmo tempo.

- Kim Jin-ah toca o gayageum de 12 cordas (também conhecido como harpa coreana). 

- Sun-ah toca um segundo instrumento de cordas dedilhadas, o geomungo, que tem menos cordas e também é tocado com uma baqueta. 

- Min-ah toca intermitentemente haegeum (um instrumento que produz o som longo característico frequentemente encontrado na música tradicional coreana, essencialmente um violino com duas cordas de seda). 







quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Haikai de Alice Ruiz



sem saudade de você

sem saudade de mim

o passado passou enfim



O Haikai tem sua origem no Japão no século XVI e encontrou representantes no Brasil, como os poetas Paulo Leminski, Alice Ruiz e o jornalista Millôr Fernandes.

O haikai é composto por apenas três versos, sendo que o primeiro e o terceiro verso são pentassílabos, ou seja, formados por cinco sílabas poéticas, e o segundo verso é heptassílabo, constituído assim por sete sílabas. Construir um haikai, por mais simples que possa parecer, demanda certa intimidade com as palavras, que são cuidadosamente escolhidas para que possam “caber no poema”.

Haikai de Millor Fernandes



Nos dias quotidianos

É que se passam

Os anos

Millôr Fernandes 

O Haikai tem sua origem no Japão no século XVI e encontrou representantes no Brasil, como os poetas Paulo Leminski, Alice Ruiz e o jornalista Millôr Fernandes.

O haikai é composto por apenas três versos, sendo que o primeiro e o terceiro verso são pentassílabos, ou seja, formados por cinco sílabas poéticas, e o segundo verso é heptassílabo, constituído assim por sete sílabas. Construir um haikai, por mais simples que possa parecer, demanda certa intimidade com as palavras, que são cuidadosamente escolhidas para que possam “caber no poema”.

Haikai de Paulo Leminski



amar é um elo

entre o azul

e o amarelo


O Haikai tem sua origem no Japão no século XVI e encontrou representantes no Brasil, como os poetas Paulo Leminski, Alice Ruiz e o jornalista Millôr Fernandes.

O haikai é composto por apenas três versos, sendo que o primeiro e o terceiro verso são pentassílabos, ou seja, formados por cinco sílabas poéticas, e o segundo verso é heptassílabo, constituído assim por sete sílabas. Construir um haikai, por mais simples que possa parecer, demanda certa intimidade com as palavras, que são cuidadosamente escolhidas para que possam “caber no poema”.

Foi sonho ou realidade?


Sai cedo para o trabalho, senti um mal estar repentino, estacionei o automóvel em frente a uma garagem, mas esta parte entra no fim da história. Senti uma tontura estranha, e frio, um frio chato, apesar do dia estar quente. Vi na calçada, acenando para mim o tio Pascoalino. É o irmão da minha avó, pensei. Quanto tempo não o vejo. Sai do carro e fui ao seu encontro, ao lado dele estava a Naná, sua filha, prima mais velha da minha mãe. 

Percebi que andava com muita dificuldade. Minhas pernas estavam pesadas, passo arrastado, e aí, quase em câmera lenta, lembrei que não o via por que ele faleceu há uns 30 anos, mais ou menos e a Naná há uns 20 anos. Será que é uma alucinação? - pensei -. à medida que com muito esforço caminhava na direção deles, apareciam mais pessoas. Vovô e Vovó, tia Catarina, Nestorzinho, Pretinha e Goreth. Até a Eulália, que me fez sentir o gosto da maçã pela primeira vez, ah! Eulália, ainda me lembro daquele beijo.

Senti uma emoção enorme. Pensei em contar tudo para minha mãe, busquei o celular no bolso e estava vazio. Quando estava próximo da Eulália, uma luz intensa nos abraçou, não saberia falar de outra forma. Fui conduzido por duas pessoas altas, até uma espécie de elevador panorâmico, e fui subindo, subindo, vi a Terra toda azul e zapt-zupt, fui transportado de maneira imaterial para um imenso salão medieval. Os dois sujeitos altos do elevador me conduziram até um sofá e um deles fez um gesto com a mão que fez baixar, ou aparecer, uma tela de cinema. 

Ouvi uma voz melodiosa feminina dizer - vai ficar tudo bem e logo depois uma voz cavernosa dizer - bandido bom é bandido morto.

A voz melodiosa feminina disse: não ligue para ele.

A voz cavernoso replicou: você é meu, rapaz .... e deu uma gargalhada pavorosa.  

Corta para a tela. Gente, passou o filme da minha vida e eu sentia a mesmas coisas de quando ocorreram - medo, tristeza, alegria, raiva e nojo. Chorei muito.

De repente sumiu a tela e apareceu uma mesa, destas de fórum, imensa, alta, com três seres feitos de luz, imponentes, sentados em cadeiras belíssimas. Não identifiquei neles o cara da voz cavernosa nem a dona da voz melodiosa, até os ouvir falar e percebi que falavam apenas dentro da minha cabeça, que loucura. o cavernoso era ácido, mas com grande senso de humor, destes de Stand Up e a melodiosa era sempre terna, elegante e séria. A diferença era que o cavernoso queria me jogar num buraco negro e a melodiosa queria me levar para um jardim celestial.

O sujeito que devia ser o magistrado, perguntou olhando para mim:  O que a senhora tem a dizer pela defesa do seu cliente?

Achei aquilo estranho, tratar-me como uma senhora era demais e além disto não emitiu nenhum som e mesmo assim ouvi, como se fosse uma telepatia. Só então percebi que se dirigiu à voz melodiosa que habita minha mente. A delicada voz feminina e melodiosa falou de dentro da minha cabeça - este homem é inocente, Senhor, e posso provar com provas materiais, testemunhais e espirituais.

Enquanto eu tentava entender, aqueles dois do elevador se aproximaram do magistrado e discutiram pelo pensamento. Foi uma conversa tensa pelas expressões faciais e movimentos das mãos. O magistrado, de pé, apontou para mim e disse - fora, volte agora de onde veio.

A voz cavernosa colapsou em gritos hediondos, fazendo-me contorcer como estivesse convulsionando Os dois seres gigantes enfiaram as mãos dentro da minha mente e  puxaram uma coisa asquerosa, disforme e agitada feito um histérico gel fosco de maldades que habitava dentro de mim e a trancafiaram numa caixa.

A voz melodiosa feminina disse - não falei que ia ficar tudo bem? Confie mais em mim. Agora vamos para casa.

Acordei dentro do carro, com um senhor batendo no vidro e perguntando se estava tudo bem, pois ele precisava sair com o carro da garagem. 

É isto aí!




segunda-feira, 14 de agosto de 2023

A Sapeca do Taio


Boa tarde

Boa tarde

Eu vim registrar minha filha.

Parabéns, por favor, seu RG, CPF, certidão de casamento, se tiver, e documento da mãe.

Está tudo aqui.

Excelente, mas falta a “declaração de nascido vivo”, emitida pelo hospital ou maternidade e entregue aos pais do bebê após o seu nascimento.

Tenho isto não, senhor.

Então o senhor retorne ao Hospital onde nasceu a criança e requeira o documento.

Tem jeito não, senhor.

Como não tem jeito? É lei.

Mas o caso que a criança nasceu na roça.

Neste caso a parteira habilitada que tenha assistido ao parto, tem o mesmo valor.

Tem jeito não, senhor.

Qual o motivo de não ter jeito?

Fui eu quem fez as partes do evento.

Neste caso, a mãe poderá ser a declarante, indo ao Posto de saúde mais próximo da sua casa, e lá farão o atendimento médico e o documento, pois o prazo pode ser estendido para 60 dias, uma vez que o parto exige repouso. 

Então não vai fazer nada hoje?

É  a lei, senhor. A propósito, qual o nome da sua filha?

Sapeca do Taio

Não pode, senhor. A lei Federal de Registros Públicos proíbe os oficiais de cartório de registrar crianças com nomes que exponham ao ridículo ou a situações humilhantes.

Pode não? Mas é uma honraria ao nosso caso de amor

Caso de amor? Como é isto?

É que a mãe é sapeca demais, aí eu corto ela no taio, daí cruzamos as propriedades de cada um e arrumamos este nome.

História interessante, mas arruma outro nome.

O senhor é malvado e insensível...


É isto aí!









Histórias para aquecer o coração


Um bom homem, velho, lúcido, bem humorado e corado, toda manhã, numa rotina inflexível, descia pelas escadas do quinto andar ao térreo e seguia para uma jornada matutina de sociabilidade. Passava na padaria, tomava café, brincava com as atendentes, saia dali e  logo entrava numa igreja, fazia suas orações secretas e finalmente seguia á praça, conversava aqui, ali, jogava dama, dominó e cultivava as amizades presentes. 

Depois desta rotina, retornava ao edifício onde residia desde a juventude, comprado com certa dificuldade. Ali criou a família, os filhos cresceram e a companheira partiu numa tarde de chuva intensa. Quantos anos foram bons? Quantos anos foram maus? Ria de perguntar a si mesmo, todos os dias o que não sabia como  resposta, pois sempre repetia o mantra: depende do ângulo da situação

Como sempre, já praticamente um hábito, ao chegar no hall do edifício, uma senhora muito bonita, com ares esnobes, o aguardava e logo chamava o elevador para subirem em total silêncio. Não que desejasse o silêncio; por muitas vezes tentou puxar assunto, provocar um diálogo e nada ocorria. Ele parava no quinto andar, ela seguia para o sétimo.

Já há dois ou três anos nesse encontro excêntrico, uma vez dentro do elevador, entre o segundo e o terceiro andar, o travou, daí, encorajado pela não resistência, olhou no fundo inebriante dos olhos castanhos da mulher e perguntou-lhe sem hesitação:

- Senhora, eu sei pela portaria que a senhora não dialoga com ninguém deste prédio. Já a vejo por tanto tempo e nunca conversamos, agora eu imploro, responda-me - a quantos anos a senhora morre aqui neste condomínio? 

- Só até hoje, gentil cavalheiro, só até hoje .. (com direito a suspiros e sorriso discreto).

Desceram no quinto andar e foram comemorar a vida com vinho e empolgadas incursões nos relevos das suas histórias.

É isto aí!

Fonte da imagem: The Times


Minta para mim


Minta para mim,
mesmo com a voz embargada.
Conte uma mentira 
inverossímil,

Narre uma história 
sem contexto,
que afogou-se 
numa chuva torrencial,

que sentiu-se impedida 
por um êxtase,
que foi sufocada 
pela falta,

que sentiu-se além da capacidade 
de compreender o universo.
Conta que o cheque voltou,
que o cartão venceu,

que a conta foi bloqueada,
que a embreagem entravou,
que foi prejudicada na fila,
que sentiu-se sustada, interrompida

que foi desviada 
pelo destino ingrato.
Conta que estava atravancada,
dificultada, embaraçada ou obstada.

Minta para mim,
pelo amor de Deus, minta para nós,
pelos santos e anjos, 
faça uma oração reversa

uma narrativa 
onde venceremos no fim,
conta uma história linda
e deixe eu deitar no seu colo,

chorar até dormir,
deitado no seu colo,
deixe-me sentir que há no sonho
candura em nossas culpas.

Por favor, 
minta para mim.


É isto aí!

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Sinto sua falta


Sinto 
sua falta

Sua presente
saudade malta 
a retém em mim

Sinto-a 
muito


É isto aí!
          
          
          



terça-feira, 8 de agosto de 2023

Estou cansado, é claro, (Fernando Pessoa)


Estou cansado, é claro (Álvaro de Campos)

Fonte: Arquivo Pessoa

Álvaro de Campos¹ é um dos principais heterônimos do autor português Fernando Pessoa. Partidário do sensacionismo² e do futurismo, Campos é o poeta da modernidade.

Sensacionismo² é a manifestação radical do pensamento empirista, desenvolvida especialmente  por Condillac³ (1715-1780), segundo o qual todo conhecimento e todas as faculdades cognitivas humanas provêm de sensações; sensualismo.

Condillac³ desenvolveu uma teoria do conhecimento baseada no empirismo onde as sensações são o principal instrumento que nos permitem conhecer. Este filósofo formulou os fundamentos da teoria do conhecimento na época do iluminismo.


Estou cansado, é claro,
Porque, a certa altura, a gente tem que estar cansado.
De que estou cansado, não sei:
De nada me serviria sabê-lo,

Pois o cansaço fica na mesma.
A ferida dói como dói
E não em função da causa que a produziu.
Sim, estou cansado,
E um pouco sorridente
De o cansaço ser só isto —
Uma vontade de sono no corpo,
Um desejo de não pensar na alma,
E por cima de tudo uma transparência lúcida
Do entendimento retrospectivo...

E a luxúria única de não ter já esperanças?
Sou inteligente: eis tudo.
Tenho visto muito e entendido muito o que tenho visto,
E há um certo prazer até no cansaço que isto me dá,
Que afinal a cabeça sempre serve para qualquer coisa.


24-6-1935

Poesias de Álvaro de Campos. Fernando Pessoa. Lisboa: Ática, 1944 (imp. 1993). - 78.

Lapso corrigido segundo: Álvaro de Campos - Livro de Versos. Fernando Pessoa. (Edição crítica. Introdução, transcrição, organização e notas de Teresa Rita Lopes.) Lisboa: Estampa, 1993

sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Coluna Social da Marquesa - O casamento da filha da amiga da amiga

 

Coluna Social da Marquesa
Diário da Cidade DC 
Em sociedade tudo é brilho - DC 21 Maio

Em evento de núpcias realizado ontem no acolhedor e pitoresco (sqn) sítio da Família Cherosky Talha, imperou empadas e coxinhas empanadas. Entre pessoas comuns e canapés baratos, rolou cervejinha tépida e guardanapos reutilizados para cerca de trinta indivóduos (sim, indivóduos) de pouco glamour para aqueles já foram... já tiveram... etc e tal, você entendeu ou finge de besta ou é retardado.

Se ainda assim não entendeu, a Marquesa explica em juridiquês: Reza a lei que Falência é uma situação jurídica decorrente de uma sentença decretatória proferida por um magistrado onde uma empresa ou sociedade comercial se omite quanto ao cumprimento de determinada obrigação patrimonial e então tem seus bens alienados para satisfazer seus credores.

Nota de Esclarecimento
Diário da Cidade DC 
Por determinação extrajudicial - DC 28 Maio

Senhor diretor, tendo em vista a nota medíocre, malvada, inescrupulosa, insidiosa, espúria, publicada num estado de mau-caratismo pela pusilânime doublé de colunista social auto denominada Marquesa, pessoa sem caráter, na página intitulada Em sociedade tudo é brilho, de DC 21 maio, nós a tradicional família Cherosky Talha temos a declarar que:

1 - Ela não foi convidada
2 - Ela invadiu nossa propriedade 
3 - Ela será processada 
4 - Está proibida de se aproximar da nossa residência. 

Coluna Social da Marquesa
Diário da Cidade DC 
Em sociedade tudo é brilho - DC 04 Junho

Recebi a notificação extrajudicial da intrigante e falida Clã Cherosky Talha, que ainda acha que quem já teve, já foi, já isto e já aquilo, ainda o é, olhe bem no espelho. Então estes indivóduos enviam notificação extrajudicial, entrem na fila.

Nota de Esclarecimento
Diário da Cidade DC 
Por determinação extrajudicial - DC 11 Junho 

Olha aqui, sua marquesinha de merda, sua avó só teve aquela casinha por que meu avô era um homem de bom coração, se é que me entende. Sua tia casou e eu discretamente a acompanhei na lua, ajudando no quesito do mel, se é que me entende. Seu pai ... bem, você já sabe o que vou dizer com provas materiais e testemunhas idôneas.

Coluna Social da Marquesa
Diário da Cidade DC 
Em sociedade tudo é brilho - DC 04 Junho

Nossa, gentem, fui brincar com a mais amada família do Reino da Pitangueira, e fui mal compreendida por alguns. Entendo que há indivíduos e indivóduos. E como sempre afirmei e confirmo, a família Cherosky Talha é a nata da nata, crème de la crème da nossa mais fina e casta alta sociedade.

Mimi Talha abriu os salões da sua suntuosa mansão para tomarmos seu tradicional Afternoon Tea, que a plebe rude denomina de Chá da Tarde. Como sabem, se não sabem Marquesa explica, esta tradição na fantástica família Cherosky Talha vem desde os tempos onde o braço britânico do Clã participava dos famosos chás  junto à Duquesa de Bedford, Sua Graça Anna Russell.

Em sociedade, bobinhos, tudo é brilho!!!!

É isto aí!

quinta-feira, 3 de agosto de 2023

As Mentiras, o Malandro e os Otários


Fonte da imagem: Toda Matéria 

As Mentiras, O Malandro e os Otários: 

01 - A construção do personagem "Dr. Klaus": 
Marquinhos Bolado resolveu fazer das suas mentiras meias verdades, a fim de ganhar respeito, dinheiro e fama. Logo percebeu que falseando as verdades com meias verdades ou meias mentiras, com toque de eloquentes e brilhantes teses de supostos valores científicos, obteria pleno êxito no seu plano. 

Foi desta forma pérfida que criou um personagem e o batizou de Otto Wolfgang Klaus, vulgo Dr. Klaus. Criou uma página nas redes e passou a divulgar o grande cientista e assim conseguiu levar seu plano adiante.

Após elaborar o nome do pseudo-famoso professor doutor, criou sua carreira acadêmica e científica na famosa e conceituada Universidade de Heidelberg, no estado de Baden-Württemberg, ao sudoeste da Alemanha. Era importante citar uma instituição real para passar a ideia de que o personagem existira. sabe como é - meias verdades misturadas com meias mentiras sempre parecem verdades integrais..

02 -  A formação acadêmica do personagem
O próximo passo era criar a formação do personagem, algo que fosse convincente. Era formado em Física e Filosofia, com mestrado e, doutorado e pós doutorados na mesma instituição, e teve como seus discípulos grandes nomes da ciência, tais como Michael Faraday, Nikola Tesla e James Maxwel.

Era necessário criar um tipo neutro: solteiro, celibatário, de hábitos discretos, de tradicional família católica. Perdeu os pais cedo, logo aos seis anos, vitimados por cólera e tifo, respectivamente. Desde então foi criado pelo seu tio num  antigo mosteiro beneditino em Baden-Württemberg, 

03 - Antecipar a Justificativa para o desconhecimento das suas descobertas: 
No século XIX, o catedrático e mítico professor Dr. Klaus havia se convertido no centro do pensamento democrático e de intelectuais humanistas independentes, tendo sido adotado como modelo para universidades americanas, francesas, inglesas e italianas. Foi o criador de praticamente todas as descobertas da Física Moderna e suas implicações na revolução humana.

Devido às suas ideias libertárias e liberais, durante o tenso período de 1933 a 1945 na Alemanha, com a universidade atravessando um enorme período de dificuldades, todos os escritos, documentos, publicações e citações do Dr Klaus fora destruídos.

04 - A descoberta de um grande segredo oculto por cem anos:
Em 1981 foi descoberto durante uma reforma, no porão da casa da família Grass, a cerca de 36 Km da Universidade, dezenas de manuscritos do Dr. Klaus, destinados a um certo Dr. Schwarz, que em abril de 2028 entraria em contato naquele endereço, para recebe-los. Nestes documentos estão revelados todos os segredos e profecias do Mundo para o Século XXI.

05 - O Estado e as especulações :
Vizinhos da família Grass afirmaram que eles foram levados na madrugada do dia 06 de maio de 1981 para local incerto e nãos sabido, apenas uma semana após a história sair na imprensa local. Nunca mais foram vistos. O Ministro da Inteligência negou veementemente este fato, apesar de não saber explicar o que aconteceu com a família. 

Uma pessoa que pediu para não ser identificada, afirmou que conseguiu tirar umas fotografias de algumas das profecias e disse que são aterradoras. São 12 fatos que mudarão a história da humanidade.

06 - Enfim o golpe: A postergação para angariar fama e dinheiro com os curiosos:
Marquinhos Bolado recebeu alguns contatos e pessoas que juravam serem descendentes do Dr. Klaus. Também recebeu o contato com o neto da família Grass e finalmente o contato do Dr. Schwarz. 

Marquinhos Bolado, que de repente ficou muito rico, mudou de nome, sumiu das redes sociais e da cidade e do país; Dr. Klaus virou uma lenda urbana e a vida seguiu.

É isto aí! 

quarta-feira, 2 de agosto de 2023

O Louco (Khalil Gibran - 1918)

Perguntas-me como me tornei louco. Aconteceu assim:

Um dia, muito tempo antes de muitos deuses terem nascido, despertei de um sono profundo e notei que todas as minhas máscaras tinham sido roubadas – as sete máscaras que eu havia confeccionado e usado em sete vidas – e corri sem máscara pelas ruas cheias de gente, gritando: “Ladrões, ladrões, malditos ladrões!”

Homens e mulheres riram de mim e alguns correram para casa, com medo de mim.

E, quando cheguei à praça do mercado, um garoto trepado no telhado de uma casa gritou: “É um louco!” Olhei para cima, para vê-lo. O sol beijou pela primeira vez minha face nua.

Pela primeira vez, o sol beijava minha face nua, e minha alma inflamou-se de amor pelo sol, e não desejei mais minhas máscaras. E, como num transe, gritei: “Benditos, benditos os ladrões que roubaram minhas máscaras!”

Assim me tornei louco.

E encontrei tanto liberdade como segurança em minha loucura: a liberdade da solidão e a segurança de não ser compreendido, pois aquele que nos compreende escraviza alguma coisa em nós.


Sobre o autor:
Gibran Khalil Gibran (6 de janeiro de 1883 – Nova Iorque, 10 de abril de 1931), também conhecido como Khalil Gibran (em inglês, referido como Kahlil Gibran) foi um ensaísta, prosador, poeta, conferencista e pintor de origem libanesa, também considerado um filósofo, embora ele mesmo rejeitou esse título, e alguns tendo-lhe descrito como liberal. Seus livros e escritos, de simples beleza e espiritualidade, são reconhecidos e admirados para além do mundo árabe.

Sobre a interpretação filosófica do Texto: 
Ensinamentos filosóficos de "O LOUCO" e "DEUS" de Khalil Gibran - Prof Lúcia Helena Galvão.

Sobre a imagem:
O Louco do Tarot Cary - Yale segura o cajado com um balão de ar (despreocupação) e é mordido por um felino, que nas imagens posteriores virou um cão. Os mendigos e loucos podiam ser mordidos por animais em suas caminhadas ou quando iam pedir comida, como acontece hoje em dia. Quem tem cachorro sabe que ele ataca quando sente uma presença intrusa em seu território.

O Shoá — o Holocausto: foi humanamente criminoso


Foto: Prisioneiros judeus no campo de concentração em Ebensee, Áustria.

"O holocausto não foi um simples crime cometido por nazistas contra judeus. Foi um crime cometido por seres humanos contra seres humanos.” (Michael Stivelman -1928)

Lembrei deste aforismo acima ao ouvir de um Deputado por Minas Gerais, famosinho, neófito das más causas públicas, afirmar ontem o direito de negar o Holocausto. Tão cruel quanto negar o Holocausto é apoiar e se travestir da ideologia dos assassinos do semitismo no século XX.

Museu do Holocausto: Lembrar e estudar o Holocausto nos permite gerar valiosas lições para a atualidade. Para isso, é fundamental explicar que a Shoá se desenvolveu como um processo histórico gradual que não se iniciou com os campos de concentração e extermínio, mas com atitudes e decisões que, quando analisadas somente pelo seu resultado final, parecem “menores”, como, por exemplo, a discriminação racial, a corrosão da democracia, o desrespeito à pluralidade dentro de uma sociedade e mecanismos burocráticos e impessoais de classificação e exclusão. Esses processos iniciais não determinaram a ocorrência do genocídio, mas criaram as condições que o possibilitaram e demonstram como homens e mulheres comuns puderam, imersos nesse processo histórico, transformarem-se em genocidas.

A História documentada¹, a História da Tradição, a História da Europa ensina que o antissemitismo foi a base do Holocausto. O antissemitismo, o ódio ou preconceito contra os judeus, era um princípio básico da ideologia nazista. Esse preconceito, que já era disseminado, piorou em toda a Europa.

A perseguição dos judeus pela Alemanha nazista evoluiu e se tornou cada vez mais radical entre os anos de 1933 e 1945. Essa radicalização culminou com o assassinato em massa de 6 milhões de judeus.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha nazista, seus aliados e colaboradores mataram quase dois dentre três judeus europeus através da utilização de condições de vida letais, maus-tratos brutais, fuzilamentos e uso de câmaras de gás em massa e campos de extermínio especialmente projetados para tal.

Acredito que negar o assassinato covarde e cruel de seis milhões de judeus entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos é a negação da verdade, a negação da História e da crueldade humana, sob a égide de uma coisa estúpida chamada nazismo.

*¹História Documentada: Enciclopédia do Holocausto