Fonte: Arquivos da Grécia Antiga
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021
Almas Gêmeas.
Fonte: Arquivos da Grécia Antiga
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021
The Road Not Taken (Robert Frost)
domingo, 14 de fevereiro de 2021
Nos encontraremos novamente
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021
Tradições coloniais
![]() |
Dom João VI* |
*Quadro - Dom João VI
Obra de Albertus Jacob Frans Gregorius
O que ele disse, desdisse e redisse
Da gripezinha aos duzentos mil mortos
Jornal Estado de Minas
Coluna de Humberto Martins / Roger Dias
Publicada em 07/01/2021 e atualizada em 01/02/2021
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021
Tudo é real e expressivo, porém efêmero e passa. (Marjorie Dawe)
Nunca é muita coisa (Paulo Abreu)
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021
Anda a estragar-me os planos (Salvador Sobral)
terça-feira, 9 de fevereiro de 2021
Só nós dois (Tim Bernardes)
Se um dia você for processado (Dr. Bruno Salles Ribeiro)
![]() |
Cena filme O Processo / 1962 |
Fonte: UOL/Migalhas
Se um dia você for processado, espero que lhe sejam asseguradas todas as garantias constitucionais e processuais. Não importa se você seja processado no âmbito cível, trabalhista, administrativo, regulatório ou criminal. Eu espero que a você seja assegurada a presunção de inocência. Espero que lhe garantam o devido processo legal, que você possa produzir todas as provas que entenda cabíveis para sua defesa, que possa arguir quaisquer irregularidades e nulidades, que possa ser ouvido - seja por si próprio, seja por meio de seu advogado - e que, acima de tudo, possa ser julgado por um juiz equidistante, imparcial e isento.
Se um dia você for processado, espero, sinceramente, que não lhe chamem por apelidos pejorativos pelas autoridades públicas, cujas funções constitucionais lhes exigem decoro e pudor. Independentemente da acusação que penda sobre você, espero que não seja objeto de pilhéria e de galhofa. Nem você, nem sua família. Espero que não façam gozação com seu modo de falar, com quaisquer defeitos físicos que você tenha. Que não sujeitem seus entes queridos à humilhação pelo seu jeito de se vestir.
Se um dia você for processado, espero que seu advogado seja ouvido em todos os atos do processo. Que nenhuma decisão do processo seja tomada por confabulação particular de sua contraparte com as autoridades jurisdicionais. Espero que cada um dos argumentos de sua defesa técnica seja levado em conta e não seja reduzido à mera encenação. Pois só assim, se pode exercer, efetivamente, o direito à ampla defesa e ao contraditório.
Se um dia você for processado, espero que em um dos vértices da pirâmide que forma a relação processual exista um juiz. E para que se possa chamar essa parte de juiz, é necessário que esse vértice seja equidistante de você e de seu contendor. É também necessário que se mantenha inerte, que não procure atuar se não mediante provocação das partes. Que em hipótese alguma procure fabricar provas contra você, ofício que caberia tão somente ao seu adversário na relação processual. Espero que esse ator não lhe veja como um inimigo, não tenha preferencias ou desejos sobre seu destino e sobre o destino de seu processo. Que seja imparcial e, só assim sendo, possa ser chamado de juiz.
Se um dia você for processado, espero que a opinião pública não contamine seu processo. Espero que o julgamento seja guiado pelas provas produzidas sob o crivo do contraditório e nada mais. Espero que paixões, convicções e ideologias fiquem restritas, o quanto é possível, ao íntimo do pensamento de cada uma das autoridades envolvidas em sua lide.
Se um dia você for processado, espero que jamais tentem se produzir provas artificialmente. Espero que não se tente manipular a realidade para que ela se vergue à narrativa episódica desejada por seus contendores. Espero que não pressionem testemunhas de qualquer forma, que não coloquem suas palavras em torniquete até que elas soem como se deseja, ainda que em sacrifício da realidade.
Se um dia você for processado, espero que seu processo seja tratado como qualquer outro. Que não seja mais lento ou mais rápido, mais sigiloso ou menos sigiloso, mais genérico ou mais detalhado, mais quente ou mais frio. Que seu processo não seja guiado por quaisquer conveniências, particulares ou públicas, políticas ou religiosas, vis ou virtuosas. Que as únicas guias de seu processo sejam a Constituição da República e as leis regularmente editadas por nosso parlamento.
E se um dia você for processado e vier à tona que um ou outro desejo, entre os ora manifestados, foi frustrado, espero que você possa recorrer a Tribunais, que desejo que sejam, quanto maior sua hierarquia, mais isentos. Mais isentos e mais ciosos de sua obrigação de assegurar cada uma das garantias fundamentais delineadas nesse pequeno opúsculo de esperanças. Que eles compreendam que assegurar cada uma e todas essas garantias, não importa quão miserável seja o acusado ou quão magnânimas sejam as autoridades, é uma necessidade inexorável ao próprio sistema de justiça. Ao próprio Estado de Direito.
Mas se um dia você for processado, não podemos garantir que todos esses desejos sejam realizados. Mas podemos garantir que sempre poderá contar com um advogado lutando por eles até o último recurso. Porque nós acreditamos na justiça.
domingo, 7 de fevereiro de 2021
A eleição no Grêmio Literário do Reino da Pitangueira
![]() |
Sede do Grêmio Literário do Reino da Pitangueira |
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021
Ciclo - Paulinho Moska/Jorge Vercillo
Compositores: Jorge Vercillo (Jorge Luiz Sant'anna Vercillo)
Você nunca mais esquecerá de mim.
- Você sabe meu nome, mas eu com certeza não me recordo de você, desculpe a franqueza.
- Estou acostumada com isto, imagina. Só queria mesmo era matar a saudade.
- Você é a ...
- Hummm, está curioso, hem!!!
- Claro, não é todo dia que uma moça linda me convida para sentar com ela num restaurante.
- Sempre gentil com as palavras. Você não muda nunca. Mas conta, o que você faz?
- Hoje sou Trader, casei com a Beth...
- A Bethinha Biscuit?
- É... ela mesma. Você a conhece?!
- Claro, e sei que ela odiava este apelido.
- Verdade, era por que a mãe fazia bonecas de biscuit para vender. Engraçado, nunca te vi.
- Mas desculpa a minha ignorância no tema, mas o que faz um Trader?
- Ah! Achei que também soubesse o que faço. Faço Day Trading. Sou especulador autônomo numa modalidade de negociação utilizada em mercados financeiros, que tem por objetivo a obtenção de lucro com a oscilação de preço, ao longo do dia, de ativos financeiros.
- Nossa, estou orgulhosa de ver você trabalhando com capital de risco. Podemos pedir? Não se preocupe com preço, a vida foi gentil comigo, hoje faço questão de pagar este encontro.
- Poderá ser o primeiro de uma série de encontros?.
- Olha, vou pedir o 2, a sobremesa 4 e este vinho aqui. E assim que chegar o vinho, quem sabe respondo esta pergunta para você? Está bom assim?
- Mas eu nem sei seu nome, e este almoço vai ficar em mais de três mil reais.
- Eu vou pagar. Você é amigo que eu precisava ver. Saudades, sabe? Durante o almoço a gente vai conversando, vai se abrindo um pouco e apreciando este cardápio dos deuses. Acontecerão duas coisas aqui, disse sorrindo e piscando charmosamente o olho esquerdo: você não se arrependerá e nunca mais esquecerá de mim.
- Uau ...
...e a conversa foi circulando em órbitas ora elípticas, ora circulares até que enquanto almoçavam, ela pediu licença para ir ao banheiro e desapareceu. Usou todo o crédito ainda disponível no cartão para pagar a despesa.
Riu da sua ingenuidade. Caramba ... quem é esta mulher?? Estou apaixonado por ela! Juntos seríamos imbatíveis ...
É isto aí!
O Agora e o Amanhã (com aporte do Salmo 37)
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021
A violência contra a mulher é o atestado de insanidade da humanidade
Mulheres cada vez mais têm cada vez menos espaço de tempo entre as agressões físicas, químicas, espirituais e psicológicas. Cedo ou tarde, as sobreviventes apresentam traumas psicológicos, depressão, transtorno de ansiedade e dissociação da realidade, numa espécie de Síndrome de Estocolmo.
Numa corrida de olhos nos principais meios de comunicação nacional, apenas nesta manhã, visualizei mais de uma dezena de assassinatos, e muitas ocorrências de espancamento. Neste rol estão representados todos os homens agressores, quer sejam políticos, pastores, empresários, servidores públicos, empresários, pobres, miseráveis e anônimos.
Um dos maiores riscos de falar sobre este tema é a armadilha de um efeito disrruptivo da psicanálise, aquela denominada "psicanalhice", justificando tal violência através de um academicismo ou teorização precipitada e preconceituosa, encontrando na mulher, por exemplo, traços de um masoquismo estrutural, tal como proposto por Freud (1924/2010) no texto O problema econômico do masoquismo. (leia uma síntese aqui)
Há ainda a lenda, hoje representada e incorporada num dos ícones da sociedade alienada, vulgarizando mais e mais a mulher, e o pior é que neste caso as histéricas vão ao delírio (silencioso) em defesa do seu mito.
Inevitável falar da herança e colaboração de Nelson Rodrigues. Em seus trabalhos, o escritor volta e meia pesou a mão no tratamento às mulheres, mostrando-as como loucas, inconsequentes, frívolas, insensatas e destruidoras de lares e corações. Uma de suas frases mais icônicas "Nem todas as mulheres gostam de apanhar, só as normais" não só induz à normatização da violência doméstica como ainda sugere que a mulher provoca a agressão porque se julga merecedora dela.
Dalva de Oliveira, uma das grandes cantoras do século XX, foi uma das maiores vítimas deste machismo barato, idiota e misógino, defendida pela mesma sociedade que recusava Nelson Rodrigues à luz do dia e se deleitava em gozo nas suas peças de teatro, livros e crônicas, à noite.
Quanto à novidade da primeira linha - As agressões químicas:
A ansiedade é, com a depressão, o transtorno de saúde mental mais comum no diagnóstico das mulheres. É o dobro do que é diagnosticado nos homens, segundo a Organização Mundial da Saúde. Os hipnosedantes –tranquilizantes e soníferos – são os únicos psicoativos mais consumidos pelas mulheres do que pelos homens.
Esta é uma violência silenciosa (mas não quer dizer que é pequena), opressora e misógina, que elas aprendem ainda na puberdade/adolescência, quando analgésicos cada vez mais potentes são introduzidos nas suas cólicas (algumas severas) e dores diversas, comuns aos humanos. Poderia tirar várias conclusões aqui, mas há um recado principal que a sociedade passa neste discreto movimento - dor se cura com remédio, e não com diálogo, franqueza, verdade, humanização e respeito..
É isto aí!
terça-feira, 2 de fevereiro de 2021
Originais do Yahoo (Mulher grava aula de aeróbica em meio ao golpe militar em Mianmar)
Mulher grava aula de aeróbica em meio ao golpe militar em Mianmar
Assista ao vídeo clicando aqui abaixo:
Atualizado seg., 1 de fevereiro de 2021 3:49 PM
Uma mulher flagrou o exato momento em que o comboio militar chega ao parlamento em Mianmar para aplicar um golpe de Estado nesta segunda-feira (1). Sem perceber a movimentação que estava acontecendo, a mulher continua a aula normalmente, enquanto os veículos militares passam em direção ao Legislativo.
ou aqui , em vídeo BBC, pelo youtube
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021
Sobre a palavra Amém
Fonte da imagem: Sci*News
A palavra “Amém” é um acróstico. Os acrósticos são formas textuais onde a primeira letra de cada frase ou verso formam uma palavra ou frase.
O Talmud nos revela que, a palavra hebraica “Amém” que significa “que assim seja” foi criada a partir da expressão: “Deus, Rei Fiel” que em hebraico se diz: “El Melech Neeman” (נֶאֱמָן מֶלֶךְ אֵל). Tomando as letras iniciais de cada palavra obtêm a palavra:
“Amém (que assim seja)” (אָמֵן)
Na raiz desta palavra temos o temor hebraico "emuna" que significa "confiança"; significa também "confirmar aquilo que está escrito".
Toda vez que afirmamos em algum momento dizendo Amém, estamos declarando que colocamos nossa confiança, fé e esperança no Único que pode realizar tudo em todos e em qualquer circunstancia.
Deus, Meu Rei é Fiel e Justo (para cumprir o que prometeu)