sexta-feira, 27 de junho de 2025

Papo de Farmacêutico - Farmacinhas caseiras


Nunca utilize as famosas caixas de remédios/medicamentos, conhecidas também como "Farmacinhas". As cápsulas e comprimidos são embalados cumprindo técnicas comprovadas de qualidade do produto. Quando os comprimidos e cápsulas são retiradas de seu ambiente de proteção, imediatamente começam a sofrer perda da atividade farmacológica, que vai aumentando com o passar dos dias até não ter mais ação terapêutica.

Pacientes com uso contínuo de medicamentos - principalmente para casos crônicos - podem apresentar agravações importantes, abalando sua estabilidade clínica. A tendência do médico assistente será trocar o medicamento, mudando  esquemas terapêuticos que geram uma resposta satisfatória nas primeiras semanas e depois retornam todas as crises e complicações no paciente.

A exposição ao ar, especialmente ao oxigênio e umidade, pode degradar medicamentos, afetando sua eficácia e segurança. A oxidação, um processo comum de degradação, pode levar à perda de atividade terapêutica e à formação de produtos tóxicos. Além disso, a umidade pode causar hidrólise e proliferação de microrganismos, comprometendo a qualidade dos medicamentos. 

É isto aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!