quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Qual o proposito da vida?


O sentido da vida consiste em que não tem sentido nenhum dizer que a vida não tem sentido.(Niels Bohr)

O físico dinamarquês Niels Bohr foi um dos seletos gênios criadores da Mecânica Quântica, nos primórdios do século XX. Visto assim, logo imaginamos um cientista sisudo, preso num laboratório envolvido por papeis, pesquisas, livros e bancadas de equipamentos, aparelhos e vidrarias.   

O que poucos sabem é que Bohr era um apaixonado pela Filosofia. A sua biografia o descreve como um filósofo humanista, seguidor da corrente existencialista do século XIX. Comecei trazendo Bohr para o núcleo deste tema, por que tem este aforismo dele, postado acima que acho muito pertinente ao tema. 

Dito e visto um pouco de filosofia, vamos ao que nos trouxe aqui nesta tarde de primavera:

Afinal, qual é o proposito da sua vida?

O fato é que temos medo de perguntar a nós mesmos qual é o nosso propósito. O que de fato queremos? O que de fatos somos? Onde vamos chegar? Existe a felicidade? Existe a plenitude da vida?

Ao olhar para a maneira com a qual você estrutura seus planos, pensamentos e ideias, poderá perceber que na maioria do tempo está focado em um propósito aqui, ali ou lá na frente. 

Poderá, a partir deste momento notar que para algumas  pessoas conhecidas, essa meta pode ser unicamente o dinheiro, para outros uma vida de prazer, para outros ainda uma combinação dos dois. 

Numa apurada atenção, descobrirá no seu meio social (não necessariamente amigos/amigas) que apenas para uma parcela ínfima há espaço para ver que existem coisas que não são prazeres físicos e sensoriais diretos, mas um prazer sutil, uma sensação de paz que vem de levar uma vida correta e ter um papel no esquema do mundo. 

E ainda raros são aqueles que vendo que tudo que nos circunda tem um prazo de validade muito curto, questionam o próprio objetivo da vida. Não como uma indagação curiosa ou casual, mas com a força de alguém que busca um sentido para si mesmo na roda do mundo. 

Aqui é que fica interessante, pois quando uma pessoa busca por essa resposta e encontra alguém com o qual  se conecta, confia e aprofunda sua angústia, seus valores, seu amor, existe uma transformação completa dessa pergunta: “Qual o propósito da vida?”

Nota do Blog¹: Este Texto é baseado e modificado a partir da publicação Qual o propósito da vida do site Satsanga

Nota do Blog²: Acho que voltaremos ao tema.

É isto aí! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!