sábado, 3 de agosto de 2013

Elis Regina & Adoniran Barbosa - Tiro ao álvaro



Um encontro de samba entre duas gerações e referências da música brasileira, Adoniran Barbosa e Elis Regina. Entre as músicas de Adoniran "Tito ao álvaro", “Iracema” e “Um samba no Bexiga”, divertem-se na mesa do boteco com risadas e comentários genuínos.

Adoniran elogiou Elis: “Não é porque o samba é meu, mas você canta como eu quero. Você leva a sério as coisas… não fica fazendo gracinha e não tem graça o samba, é um drama, é um drama”. Feliz, ela pede pela nota 10, mas ele lhe dá um belo 11,5.

O compositor, inspirado na cidade e nos personagens de São Paulo, e a intérprete terminam o encontro com um passeio. Caminham pelo Bexiga, onde ele mostra o que restou do bairro antigo ao som de “Saudosa Maloca”, composição de Adoniran, também interpretada por Elis.

Acesse o Youtube daqui e escute Tiro ao álvaro 
Acesse também a página do Adoniran Barbosa:


Censura:


Fonte do texto: tenhomaisdiscosqueamigos

“Tiro Ao Álvaro” (Adoniran Barbosa)

A censura não tinha limites. E ela pontuava não apenas o sentido das palavras, mas também a forma como eram pronunciadas.

Uma que foi pega de surpresa foi “Tiro Ao Álvaro“, do paulistano Adoniran Barbosa. Em 1973, o compositor teve cinco canções vetadas. Após o decreto do AI-5, Adoniran temeu lançar novas músicas justamente por conta da forte censura, e lançou um álbum com canções já gravadas anteriormente, algo como um compilado de sucessos.

Mas foi surpreendido, já que cinco das faixas do álbum foram censuradas. O documento oficial que veta “Tiro Ao Álvaro” (canção de 1960) dá a justificativa de “falta de gosto”. A letra brinca com a oralidade do povo de São Paulo ao contar com as palavras “tauba”, “automorve” e “revorve”. A resposta ao pedido de liberação veio com essas palavras circuladas.

Uma clara dedução é que o contexto sociocultural da letra foi completamente ignorado.

Clique aqui e escute no Youtube esta música cantada pela inusitada dupla Adoniram & Elis Regina, em 1978, no bar da Carmela, no famoso bairro do Bexiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!