sexta-feira, 6 de outubro de 2017

A tragédia de Santa Maria-RS e as Mulheres de Conforto

The doll test
Subi a Colina do Bom Senso, local aprazível do reino da Pitangueira. Fiquei ali por um tempo interminável, refletindo sobre a vida da vida da vida. Aprendi que no final sempre optamos pelo que já foi escolhido, e acabei pensando nestas e outras coisas:

- Janaúba-MG 
Tragédia. Dor, tristeza, lamento, amargura, impotência e pesar. Lembro da tragédia Santa Maria-RS, a quase cinco anos, onde 242 jovens faleceram, outros 600 tiveram sequelas físicas e/ou psíquicas e centenas de pais tiveram a pena de prisão perpétua pela dor. 

- Las Vegas - USA
Tragédia. Dor, tristeza, lamento, amargura, impotência e pesar. Lembro da tragédia Santa Maria, a quase cinco anos, onde 242 jovens faleceram, outros 600 tiveram sequelas físicas e/ou psíquicas e centenas de pais tiveram a pena de prisão perpétua pela dor. 

- Catalunha - Espanha
 Tragédia. Dor, tristeza, lamento, amargura, impotência e pesar. Lembro da tragédia Santa Maria, a quase cinco anos, onde 242 jovens faleceram, outros 600 tiveram sequelas físicas e/ou psíquicas e centenas de pais tiveram a pena de prisão perpétua pela dor. 

- Yemen - Oriente Médio
A democrática Arábia Saudita desde 2015 destrói sistematicamente este pobre pais, em nome da liberdade. A guerra bloqueou as importações de alimentos, levando a uma fome que afeta 17 milhões de pessoas. A falta de água potável, causada por aqüíferos empobrecidos e a destruição das infra-estruturas hídricas do país, também causou o maior surto de cólera do mundo , com o número de casos suspeitos superiores a 700.000. Mais de 2.100 pessoas morreram desde que o foco começou a se espalhar rapidamente no final de abril. 

Lembro da tragédia Santa Maria, a quase cinco anos, onde 242 jovens faleceram, outros 600 tiveram sequelas físicas e/ou psíquicas e centenas de pais tiveram a pena de prisão perpétua pela dor. 

Coreia - Ásia
Em 1910 o Japão invadiu a Coreia e dominou a península, escravizando a população. Durante a Segunda Guerra Mundial, os japoneses usaram a comida, a pecuária e metais coreanos e alistou 2,6 milhões de coreanos como força de trabalho escravo. 
Cerca de 723 000 escravos coreanos foram enviadas para trabalhar em territórios ocupados pelos japoneses no exterior. Em janeiro de 1945, os escravos coreanos eram cerca de 32% da força de trabalho japonesa. Em agosto daquele ano, quando os Estados Unidos lançaram bombas atômicas contra as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, cerca de 25% dos mortos eram coreanos (ninguém fala nisto pois é assunto proibido).

As mulheres coreanas na fase juvenil tornavam-se escravas sexuais dos japoneses, e tinham a alcunha de Mulheres de Conforto. estima-se que cerca de 200.000 destas moças foram assassinadas pelas diversas modalidades e prazeres pelos valorosos soldados japoneses da ocupação.

Terminada a guerra, os dois países que ganharam dividiram a Coreia e o que está aí hoje é resultado da destruição de um país que nunca foi ameaça ao mundo, apenas para atender interesses do mundo. A guerra promoveu a morte de milhões de civis a até hoje o mundo que os dividiu fomenta mortes.

Lembro da tragédia Santa Maria, a quase cinco anos, onde 242 jovens faleceram, outros 600 tiveram sequelas ora físicas ora psíquicas e centenas de pais tiveram a pena de prisão perpétua pela dor. 

Iraque, Sudão, Líbia, Síria, Afeganistão, América Latina, Carteis, tudo junto e misturado para apagar da nossa memória o preço que pagamos pela tragédia e pelas consequências de Santa Maria-RS.

É isto aí!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!