segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Cartas avulsas XXIII


Reino da Pitangueira,
23 de Dezembro de 2024
358.º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 08 dias para acabar o ano.
Dia do Vizinho.
Por do Sol às 18h29 min
Lua Minguante
Estação Verão

Querida, eu devo uma satisfação a você.

Quase não venho mais aqui, cheguei a despedir da Pitangueira, mas o fato é que estou numa enorme batalha nestes últimos anos, agravada neste últimos meses. Cheguei mesmo a acreditar que sair deste Reino seria bom para todos, mas de certa forma uma parte de mim sempre faz a volta e acaba  abrindo as portas do grande salão de baile do reino. 

Não é fácil lutar contra a natureza, suas sinapses, suas conexões, suas interações, sua homeostase ... isto, achei a palavra, esta coisa de ser e estar que desequilibra, constrói e destrói diuturnamente bilhões de células, infinitos trilhões de proteínas, enzimas, hormônios, exsudatos e todos os afins cuja principal função é nos vivificar.

Esta incrível habilidade de manter o meio interno num equilíbrio quase constante, independentemente das alterações que ocorram no ambiente externo tem antagonistas e protagonistas. Mas há um lugar onde só Deus chega, que é o interior do interior da mente. Se não acredita, tente mudar um hábito, um amor, uma certeza, um sentimento, uma aurora boreal dentro de si, etc.

Neste momento minha luta se dá no campo da matéria onde os dois processos metabólicos que ocorrem no corpo, chamados ou conhecidos como anabolismo e o catabolismo, não estão conseguindo dar conta das intempéries da história de vida, ora com déficits ora com superávits vitais.

Somos nossas emoções. É  aqui dentro da caixa craniana que se dá toda a violência de conflitos internos promovendo enquanto partícipe desta realidade, as fugas ou os combates. Minhas emoções principais - alegria, tristeza, raiva, medo, surpresa, nojo, ciúmes, orgulho, vergonha, admiração e culpa - somadas a dezenas de emoções secundárias serão determinantes para saber se vencerei ou me darei por vencido. 

Feliz Natal

É isto aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!