quarta-feira, 23 de março de 2022

O Mago da Pitangueira - Mestre, felicidade existe?


Muito bem, para encerrarmos este brilhante evento internacional sobre as emoções humanas, daremos agora a palavra ao Guru, Mestre, Líder Espiritual, o grande, intangível e maravilhoso Mago da Pitangueira.

Aplausos... aplaudam este grande ser humano, este modelo da sapiência! Foi com muita persistência que conseguimos convence-lo a estar aqui hoje

Aí  a plateia foi ao delírio:



Gratidão pelo carinho!! Fui convidado para falar sobre a Felicidade. Só os humanos se preocupam com esta emoção. Ela é o norte do equilíbrio vital.

- Olhe para o alto, o céu é azul em tempo integral, mas fatores externos aos quais não temos como controlar como o irmão Sol, a irmã Lua, as estrelas e vagalumes, alteram esta nossa percepção. Como a Terra gira em seu próprio eixo, estará sempre parcialmente azul e parcialmente escurecida, em constante movimento  

Entendo a aflição humana. Todos nós queremos ser felizes, e para isto tomamos medicamentos, fazemos exercícios, mantemos a dieta saudável, fazemos análise, terapias diversas, jejuns, orações, benzeções, simpatias, vamos ao psiquiatra, ao endocrinologista, ao cardiologista, à nutricionista, adotamos um cão, um gato e um hamster, compramos uma SUV e ainda há aqueles que buscam o atalho com um Coach.

Não vou aqui entrar no mérito das uniões estáveis, infindáveis, finitas ou tardias. Elas são ora meta, ora caminho, mas não o propósito. 

Farei uma análise comparativa entre o que é a felicidade e a velocidade com a qual este lindo planeta azul vagueia no espaço. Qualquer dúvida, podem me interromper.

Sabemos que a velocidade que a Terra gira ao redor do Sol (translação) é cerca de 107.000 Km/h.

Veja que analogamente a velocidade com a qual você gira ao redor da Luz, dos desejos, dos sonhos é muito alta, cerca de 107.000 Km/h. Tudo bem até aí? Ótimo, vamos prosseguir neste raciocínio. 

Sabemos que a velocidade do movimento da Terra em torno de seu próprio eixo (rotação) é cerca de 1.700 Km/h na região do Equador, e é aqui que começamos a entender a diferença entre querer e ter a felicidade. Vejam a analogia:

A velocidade do movimento que você faz em torno do seu próprio eixo como o trabalho, relacionamento, filhos, banco, empresa, trânsito, impostos, compras, financiamentos, família, vizinhos, amigos, prestadores de serviços, aluguel, condomínio e etc. é muito pequena em relação à velocidade dos seus sonhos. 

Estamos falando numa proporção de 1.700 / 107.000, ou seja, mais de 60 vezes maior do que a nossa capacidade de navegar no espaço. Não é o dobro, nem um pouquinho maior, é muito distante a relação entre termos um sonho e executá-lo com vitória e glórias. Mas...

Tudo bem até aqui? Não desanimem, não desistam. Vamos completar a analogia.

Sabemos também que existe ainda outro movimento que a Terra realiza junto com todo o sistema solar, que viaja a cerca de 1.000.000 Km/h em relação ao centro da galáxia. Isto mesmo, um milhão, você não ouviu errado. 

Ainda fazendo a analogia Velocidade da Terra com a Felicidade pessoal

Há um movimento que você realiza junto com todo o sistema social que está com você - família, empresa, amigos, crença, clube, rodas sociais, etc., que caminha inexoravelmente para algum lugar no imenso universo da sua vida a cerca de 1.000.000 Km/h. 

Este efeito manada tende a levar você ao lugar comum de todo o sistema que o cerca, que o carrega por inércia, ou seja, se você preferir ficar na zona de conforto, não sofrerá jamais variação de velocidade e a vida passa passa passa e você segue indo sem perceber que está caminhando para a ala dos comuns. Quando assustar, acabou.

Concluindo, só é possível perceber o movimento da presença ou ausência da Felicidade se olharmos um referencial externo que está parado ou se movimentando com velocidade diferente. Isto é possível se e somente se tomarmos atitudes que geram mudança positiva de hábitos e comportamentos na nossa vida, por exemplo. 

A mudança de hábitos, a mudança de postura, a mudança de conceitos, a mudança de percepção do outro, o respeito e o verdadeiro amor ao próximo cortam o caminho entre ter um sonho e realizá-lo. Haverão espinhos, abismos, pedras, perdas, ameaças, e tudo o mais de ruim para fazer você voltar à inércia, não será fácil, mas aí é que há o encantamento. 

O maior problema neste caminho é a nossa pressa. Para encurtarmos distâncias não queremos perder tempo com os detalhes, já queremos o que está nos nossos sonhos. Ora, ora, ora - sonho é sonho e desejo é só para ser desejado. Não há conquistas em linha reta e nossos sonhos e desejos estarão sempre muito distantes se não tivermos um propósito, ou seja, um motivo para conquistá-los.

E o propósito ou a finalidade para atingir aquele sonho vai sendo moldado à medida que você vai aprendendo, aperfeiçoando, errando, consertando, refazendo, chorando, angustiando-se, sofrendo, porém aos poucos o seu coração vai percebendo uma insensibilidade à dor e o sentido real da esperança. Neste momento, a felicidade começa a acompanhar você, abraçada, agarrada, grudada a todo o seu ser, alma, mente e corpo.

Se não lembrar de tudo que foi dito aqui, pelo menos nunca se esqueça que jamais teremos a noção da velocidade em que estamos para atingirmos nossos sonhos, se não formos determinados e humildes para nos sujeitarmos às mudanças. Se a sua meta é ser feliz só quando chegar ao topo, esqueça, pois neste caso, a felicidade será intangível.



É isto aí!


4 comentários:

  1. Olá Cristiane!
    Agradeço em muito a sua visita e sobretudo o seu comentário. Seja bem vinda ao Reino da Pitangueira. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Poliana Fernandes3/24/2022 03:23:00 PM

    Sábias palavras.☺️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Poliana!!
      Que surpresa agradável! Agradeço a sua visita e seu comentário. Que bom que veio passear aqui. Um abraço!

      Excluir

Gratidão!