Fonte²: PUCSP
Autora²: Neffertite Marques da Costa
Youtube: Padre Antonio Pinto - Urucania
Padre Antônio Ribeiro Pinto, filho de uma escrava, nasceu em 2 de abril de 1879 em Rio Piracicaba-MG, localidade próxima à futura capital Belo Horizonte, a qual, no período, ainda era o arraial de Curral del Rei. nascendo livre em função da Lei de 1871.
Foi criado com a ajuda dos tios, que o levaram, aos seis anos de idade, juntamente com a mãe, para Abre Campo-MG, na Zona da Mata, onde estudou. Não foram encontradas referências sobre a forma como a sua mãe pode mudar para a localidade: Pode ter sido por compra da alforria ou fuga ou venda para algum proprietário de Abre Campo-MG.
Permaneceu nesta região durante toda a sua vida. Aos vinte e um anos, o jovem Antônio se mudou para Alvinópolis-MG a fim de ingressar no seminário, onde se ordenou, em 9 de abril de 1912, voltando a Abre Campo-MG para celebrar a sua primeira missa como padre.
Tornou-se vigário no município vizinho de Santo Antônio do Grama-MG, onde atuou por vinte e seis anos, até se mudar para Urucânia-MG, em 11 de fevereiro de 1947, então já com 67 anos de idade, a pedido do Padre José Henrique de Souza Carvalho, onde faleceu em 22 de julho de 1963.
Em 2009, um grupo de devotos iniciou a mobilização em prol da abertura do Processo de Beatificação do Padre Antônio Ribeiro Pinto, reunindo, juntamente com a coleta de assinaturas e as provas de seus milagres, um material sobre a vida e a obra do sacerdote.
O Padre Antônio Ribeiro Pinto era devoto de Nossa Senhora das Graças e fiel ao dogma da Imaculada Conceição, tratando logo de propagar o culto mariano e se empenhando na construção do santuário. Ainda hoje as Medalhas Milagrosas são distribuídas no santuário de Nossa Senhora das Graças, que recebe, segundo informação da Prefeitura Municipal, disponível na rede mundial de computadores, cerca de 40 mil visitantes por ano, inclusive de
outros países, destacando-se mexicanos, canadenses, franceses e ingleses. Estes, além do santuário, encontram no local o Museu Padre Antônio Ribeiro Pinto e a Casa dos Milagres, onde tem acesso aos objetos pessoais e correspondências do sacerdote, assim como os ex-votos deixados pelos romeiros.
Dessa forma, a religiosidade permanece como um forte dado cultural do município de Urucânia-MG, onde se celebra a Festa de Nossa Senhora do Bom Sucesso, em 11 de outubro; a Festa de Nossa Senhora das Graças, em 27 de novembro; e a Páscoa com grandes encenações. Em homenagem ao Padre Antônio Ribeiro Pinto, a data de 22 de julho foi escolhida como o Dia da Cidade, comemorado com um feriado municipal.
Postado em 30 de out. de 2008 por João Mattos
Vídeo histórico que mostra os milagres do Padre Antônio Pinto junto à Nossa Senhora das Graças em Urucânia - MG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gratidão!