sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Helena Meirelles ("Canta América")



Helena Meirelles 

A violeira nasceu em 13 de agosto de 1924 na fazenda Jararaca, às margens do Rio Pardo e da estrada boiadeira que ligava a capital Campo Grande ao Porto XV, em Bataguassu. Cresceu em meio aos peões de boiadeiro, das comitivas e de violeiros. Despertou o desejo de tocar muito cedo, mas a cultura machista impunha a proibição de seus pais. Então, aprendeu a tocar por contra própria, às escondidas; até que seu tio Leôncio Meirelles descobriu e lhe deu apoio, por conta do enorme talento.

Helena ficou conhecida nas festas da região e pelos boiadeiros. Nunca frequentou escola. Casou-se aos 17 anos e teve três filhos, mas deixou a marido aos 21 anos, por conta dos ciúmes dele. Juntou-se com um paraguaio que tocava violão e violino com qual viveu mais de oito anos e tiveram dois filhos. Ao entregar os cinco filhos para pais adotivos; foi viver no bordel. Ao todo teve 11 filhos e fez os próprios partos. Ficou 35 anos com seu terceiro e último marido.

O prestígio internacional e nacional
Isso ocorreu aos seus 70 anos, depois que tinha sido dada como desparecida pela família e foi encontrada por parentes que a levaram para a região metropolitana de São Paulo. Seu sobrinho Mário Araújo enviou carta, fotografias e gravações em fita cassete para a revista Guitar Player. A partir daí foi reconhecida com instrumentista e esteve envolvida em vários projetos, tocando com renomados artistas, a exemplo de Almir Sater.

Em 2004, foi produzido um filme do gênero documentário, dirigido por Francisco de Paula e com trilha sonora da própria Helena Meirelles que morreu aos 81 anos, no dia 28 de setembro de 2005, em Campo Grande, vítima de pneumonia crônica.

O radiocumentário produzido por Jeferson teve a orientação do professor Homéro Ferreira e avaliação das professoras Giselle Tomé e Maria Luísa Hoffmann, como TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) na Faculdade de Comunicação que agora tem o nome de Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste.

Fonte do vídeo: Youtube
Página Youtube: mibrithos




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!