quarta-feira, 14 de junho de 2023

Papo de Esquina - Palavrões e a inteligência emocional

Como sabemos ou pelo menos deveríamos saber, um palavrão é uma palavra ou expressão que, conforme algumas variáveis, pode considerada obscena, grosseira ou pornográfica, cujo uso pode ofender a quem dela é alvo, quer seja um indivíduo, uma parcela da comunidade ou o coletivo.. 

Os palavrões podem ter diferentes significados e usos, dependendo do contexto em que são usados. Algumas pessoas podem usar palavrões para expressar emoções fortes, como raiva ou frustração, enquanto outras podem usá-los para enfatizar um ponto ou para chocar ou provocar outras pessoas. 

Devido a complexidade do processo, a cultura e os interesses envolvidos, alguns estudos sugerem que o uso de palavrões pode estar relacionado à inteligência, felicidade e integridade, além de seu uso para o alívio de dores emocionais.

Os palavrões podem ser usados de várias maneiras e por diferentes razões. Algumas pessoas usam palavrões para expressar emoções fortes, como raiva, frustração ou surpresa. Por exemplo, alguém pode dizer um palavrão depois de bater o dedo do pé em uma mesa ou depois de receber uma notícia inesperada. Já outras pessoas usam palavrões para enfatizar um ponto ou para chocar ou provocar outras pessoas. Por exemplo, alguém pode usar um palavrão para mostrar que está falando sério ou para fazer uma piada.

Xingar também pode estar associado à inteligência social. Ter as estratégias para saber onde e quando é apropriado usar palavrões é uma habilidade social cognitiva, como escolher as roupas certas para a ocasião correta. Essa é uma ferramenta social bastante sofisticada.

Um estudo de 2017 publicado no Journal of Social Psychological and Personality Science revelou que os participantes que utilizavam uma linguagem mais grosseira e diziam mais palavrões eram considerados mais sinceros do que aqueles que não tinham esse tipo de discurso. Segundo os autores do estudo, dizer palavrões é a “expressão de emoções genuína e sem filtro”, o que faz com que as pessoas que costumam ter menos cuidado com a linguagem sejam mais honestas e sinceras.

É isto aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!