A eleição presidencial dos Estados Unidos em 2012 foi a 57a eleição presidencial quadrienal, realizada na terça-feira, 6 de novembro de 2012. O candidato democrata , presidente Barack Obama , e seu companheiro de chapa , vice-presidente Joe Biden , foram eleitos para um segundo mandato. Eles derrotaram o ingresso republicano de empresário e ex- governador Mitt Romney, de Massachusetts, e representante Paul Ryan, de Wisconsin .
Como presidente em exercício, Obama garantiu a indicação democrata sem nenhuma oposição séria. Os republicanos experimentaram uma primária competitiva . Romney foi consistentemente competitivo nas pesquisas e ganhou o apoio de muitos líderes do partido, mas enfrentou desafios de vários candidatos mais conservadores . Romney conquistou a indicação de seu partido em maio, derrotando Rick Santorum , Newt Gingrich e outros candidatos.
As campanhas concentraram-se fortemente em questões domésticas e o debate centrou-se principalmente em respostas sólidas à Grande Recessão . Outras questões incluíram questões orçamentárias federais de longo prazo, o futuro dos programas de seguro social e a Affordable Care Act , o programa legislativo de Obama. A política externa também foi discutida, incluindo a eliminação gradual da Guerra do Iraque , os gastos militares, o programa nuclear iraniano e as contrações apropriadas ao terrorismo . A campanha foi marcada por um forte aumento na captação de recursos, inclusive de Super PACs nominalmente independentes.
Obama derrotou Romney, conquistando a maioria dos votos populares e do Colégio Eleitoral . Obama ganhou 51,1% do voto popular, comparado aos 47,2% de Romney. Obama foi o primeiro titular desde Franklin D. Roosevelt, em 1944, a ganhar a reeleição com menos votos eleitorais e uma menor porcentagem de votos populares do que o que havia sido ganho nas eleições anteriores, e também foi o primeiro presidente de dois mandatos desde Ronald Reagan a ganhar tanto seu lances presidenciais com a maioria do voto popular em todo o país. Esta foi também a primeira eleição presidencial desde 1944, na qual nenhum candidato possuía experiência militar. Obama não se agarrou a Indiana e Carolina do Norte , mas venceu crucialmente todo o muro azul e derrotou Romney em outros estados que os republicanos haviam conquistado em 2000 e 2004 , os maiores dos quais foram Flórida e Ohio .
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gratidão!