quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Patsy Cline ~ Tennessee Waltz


Fonte da imagem - Patsy Cline / Wikipédia



Nascida Virginia Patterson Hensley em Winchester, na Virgínia, Estados Unidos, ela assinou seu primeiro contrato como cantora country em 1953 e, apesar de sua vida curta, tornou-se uma das intérpretes mais influentes da história da música popular norte-americana.

Seu primeiro sucesso foi "Walkin' After Midnight" (1957), escrito por Don Hecht e Alan Block. Embora tenha começado a carreira gravando rockabilly, era evidente que sua voz combinava mais com os sucessos pop/country. Outros de seus sucessos foram "Crazy", "She's Got You" e "I Fall To Pieces".

Morte
Cline morreu em um acidente de avião em Camden, Tennessee, aos 30 anos, em 1963. No avião com ela estavam outras figuras conhecidas do country na época, como Hawkshaw Hawkins, Randy Hughes e Cowboy Copas. Hughes, então amante e empresário de Cline, era o piloto do avião. Ela foi sepultada no cemitério Shenendoah Memorial Park, em sua cidade natal.



Esta foi escrita por Redd Stewart e Pee Wee King em 1947 e foi originalmente um sucesso de Pee Wee King em 1948. A gravação de Patti Page é a versão mais conhecida desta música, vendendo 10 milhões de cópias, o disco mais vendido de um artista feminina em registrando histórico.

Este foi simultaneamente o número 1 nas paradas pop, country e R&B, um feito que nenhum outro artista na história da gravação pode reivindicar.

Em 1965, esta se tornou uma das canções oficiais do estado do Tennessee. 

Patti Page gravou originalmente a valsa country para servir como lado B. A gravadora apostava no outro lado, uma novidade natalina, "Boogie Woogie Santa Claus", que desapareceu poucas semanas após seu lançamento, para ser retirada por "Long Long Ago". 

“Mercury queria se concentrar em uma música de Natal e eles não queriam nada com muito mérito por outro lado”, lembrou Página mais tarde. "Eles não queriam que nenhum disc jockey entregasse o disco de Natal. O título daquela grande canção de Natal era "Boogie Woogie Santa Claus", e ninguém nunca ouviu falar dela."

Esta foi a última música a vender um milhão de cópias de partituras. O sucesso da versão Patti Page levou a covers de Jo Stafford e Les Paul com Mary Ford (ambos alcançaram o Top Ten), enquanto versões de Teddy Johnson e Anita O'Day lideraram as paradas do Reino Unido.


VikingVinner


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!