sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Paciência, Angústia e Tristeza

"Anguish," by Isabella Petty
“Anguish,” by Isabella Petty


Tenho feito estudo em várias fontes para trazer à Pitangueira uma visão mais abrangente sobre a Angústia, mas não tenho  encontrado nada que seja surpreendentemente novo.

O que temos para hoje:

A Angústia é uma resposta às ações externas, principalmente a Tristeza. Sim, sei que você aprendeu o contrário, mas você nunca fica triste, a Tristeza é uma emoção que vem do exterior para dentro de você. Ela não é um sentimento.

Quando você se depara com esta energia negativa, seu corpo sofre uma alteração no seu estado físico que provoca, entre tantas outras coisas, a libertação de um hormônio: a Norepinefrina, que tem a capacidade de vasoconstrição, ou seja, reduz o fluxo sanguíneo nos órgãos vitais, diminuindo a abertura dos vasos sanguíneos. 

A Norepinefrina, é uma das monoaminas, também conhecidas como catecolaminas, que mais influencia o humor, ansiedade, sono e alimentação junto com a Serotonina, a Dopamina e a Epinefrina.

Quando este fenômeno físico acontece, há menos circulação sanguínea e mais pressão, os pulmões recebem menos sangue e diminuem o ritmo respiratório, o cérebro recebe menos oxigênio e diminui as suas funções. São estes efeitos físicos que produzem a sensação de Angústia.

Assim, sempre que o mundo exterior nos oferece uma emoção que chamamos de Tristeza, nós sentimos, percebemos, imaginamos ou vivemos uma experiência onde nosso cérebro cria um estado introspetivo para nos resguardar, que chamamos de Angústia.

É isto aí!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!