sábado, 9 de janeiro de 2021

Frade Dolindo Ruotolo

Dolindo Ruotolo, um frade capuchinho, que viveu em Nápoles-Itália de 1882 a 1970, compreendeu profundamente a relação entre nossa necessidade e a bondade de Deus. Ordenado aos 23 anos, passou a vida em oração, sacrifício e serviço. Ouviu confissões, deu orientação espiritual e cuidou dos necessitados. Por um tempo, serviu como diretor espiritual de Padre Pio de Pietrelcina. Inclusive, quando alguns peregrinos de Nápoles, onde residia, iam para Pietrelcina, Padre Pio costuma dizer: “Por que vocês veem aqui, se vocês têm Dom Dolindo em Nápoles? Vão até ele, ele é um santo!” 

O frade tornou-se conhecido por sua espiritualidade de rendição. Bem consciente da fraqueza e da necessidade humanas, viu isso como uma forma de promover uma união contínua com Deus. Ao nos convidar a levar continuamente nossas preocupações ao Senhor, ele nos ensina que o foco de nossas orações não deve permanecer em nossas necessidades. Ele nos encoraja a levar nossas necessidades a Deus, deixando-o livre para cuidar de nós em sua sabedoria. 

Dolindo nos diz que o Senhor prometeu assumir plenamente todas as necessidades que confiamos a ele. Nas palavras de Jesus a ele: “Por que você se confunde com a sua preocupação? Deixe o cuidado de seus assuntos para mim e tudo ficará em paz. Digo-lhe, na verdade, que todos os atos de entrega verdadeira, cega e completa produzem o efeito que você deseja e resolvem todas as situações difíceis. (…) Mil orações não são iguais a um ato de abandono; nunca esqueça isso. Não há melhor novena do que esta: ó Jesus, eu me abandono ao Senhor. Jesus, assuma o controle.” 

Porque vocês se confundem preocupando-se? Deixe o cuidado de seus negócios comigo e tudo ficará em paz. Eu digo a você com verdade que todo ato de entrega verdadeira, cega e completa a mim produz o efeito que você deseja e resolve todas as situações difíceis. Rogue - Ó Jesus, eu me abandono ao senhor. Jesus, assuma o controle. (10 vezes) 

Render-se a mim não significa se preocupar, ficar chateado ou perder a esperança, nem significa me oferecer uma oração preocupada pedindo-me para segui-lo e transformar sua preocupação em oração. É contra essa rendição, profundamente contra ela, preocupar-se, ficar nervoso e desejar pensar nas consequências de qualquer coisa. É como a confusão que as crianças sentem quando pedem à mãe para cuidar de suas necessidades e, em seguida, tentam cuidar dessas necessidades por si mesmas, de modo que seus esforços infantis atrapalhem a mãe. 

Render-se significa fechar placidamente os olhos da alma, afastar-se dos pensamentos de tribulação e colocar-se aos meus cuidados, para que só eu aja. Dizendo que você cuida disso. Rogue - Ó Jesus, eu me abandono ao senhor. Jesus, assuma o controle. (10 vezes) 

Jesus falando a Dolindo: 

Quantas coisas eu faço quando a alma, em tanta necessidade espiritual e material, se volta para mim, me olha e me diz; Você cuida disso, fecha os olhos e descansa. Com dor, você ora para que eu aja, mas que eu aja da maneira que você deseja. Você não se dirige a mim, em vez disso, quer que eu me adapte às suas ideias. Vocês não são pessoas doentes que pedem ao médico para curá-lo, mas sim pessoas doentes que dizem ao médico como fazer. 

Portanto, não aja dessa maneira, mas ore como eu ensinei a você no Pai Nosso: 

Santificado seja o Teu Nome, isto é, seja glorificado em minha necessidade. Venha o teu reino ”, isto é, que tudo o que há em nós e no mundo esteja de acordo com o teu reino. Seja feita a Tua vontade, assim na Terra como no Céu, ou seja, em nossa necessidade, decida como achar conveniente para nossa vida temporal e eterna. Se você me disser verdadeiramente: seja feita a tua vontade. O que é o mesmo que dizer: você cuida disso. Vou intervir com toda a minha onipotência e resolver as situações mais difíceis. Ó Jesus, eu me abandono ao senhor. Jesus, assuma o controle. (10 vezes) 

Novena do abandono a Jesus 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!