quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Mormaço de primavera (Thiago de Mello)

Imagem - Xandugo Bittencourt/Daniel Taubkin

 

Entre chuva e chuva, o mormaço.

A luz que nos entrega o dia

não dá ainda para distinguir

o sujo do encardido,

o fugaz, do provisório.

A própria luz é molhada.

De tão baça, não me deixa

sequer enxergar o fundo

dos olhos claros da mulher amada.

Mas é com esta luz mesmo,

difusa e dolorida,

que é preciso encontrar as cores certas

para poder trabalhar a Primavera.




Fonte Youtube Música e Imagem:  Mormaço de Primavera

"Mormaço de Primavera"- poema de Thiago de Mello- (in "Poesia Comprometida com A Minha & a Tua Vida"-1975)- musica de Daniel Taubkin - gravado no Estudio Som da Gente (B), em dois canais analogicos, em janeiro de 1982 

voz & violão: Daniel Taubkin

photo video & upload: Daniel Taubkin & Xandugo

"O poeta amazonense Amadeu Thiago de Mello, no poema "Mormaço de Primavera", chama atenção para os valores simples da natureza humana, principalmente, a esperança, porque, apesar dos pesares, devemos sempre continuar, mesmo que ainda seja difícil distinguir "o sujo do encardido,/ o fugaz, do provisório", temos que avançar, temos que lutar, tendo em vista "que é preciso encontrar as cores certas/ para poder trabalhar a primavera".


Fonte do poema: notaterapia 

Sobre o poeta:  Thiago de Mello:

Escritor e tradutor amazonense, com obras traduzidas para mais de trinta idiomas, Thiago de Mello, é conhecido também como o poeta da floresta. Sua escrita é comprometida com as causas sociais e ambientais, especialmente, a conservação da Amazônia.

Perseguido durante o regime militar no Brasil, exilou-se no Chile por dez anos, porém não abandonou a escrita. Dentre suas obras mais conhecidas estão: Faz escuro mas eu canto (1965), A canção do amor armado (1966), Poesia comprometida com a minha e a tua vida (1975), Os estatutos do homem (1977) e Mormaço da floresta (1984). Em 1975, o livro Poesia comprometida com a minha e a tua vida foi premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte. Essa premiação possibilitou que o escritor fosse reconhecido internacionalmente como um intelectual engajado na luta pelos direitos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!