quinta-feira, 9 de setembro de 2021

O coração risonho (Charles Bukowski)

 



Sua vida é sua vida

Não deixe que ela seja esmagada na fria submissão.

Esteja atento.

Existem outros caminhos.

E em algum lugar, ainda existe luz.

Pode não ser muita luz, mas

ela vence a escuridão

Esteja atento.

Os deuses vão lhe oferecer oportunidades.

Reconheça-as.

Agarre-as.

Você não pode vencer a morte,

mas você pode vencer a morte durante a vida, às vezes.

E quanto mais você aprender a fazer isso,

mais luz vai existir.

Sua vida é sua vida.

Conheça-a enquanto ela ainda é sua.

Você é maravilhoso.

Os deuses esperam para se deliciar

em você.


Fonte do Poema: Cultura Genial 

Tradução e análise do poema: Carolina Marcello

Tal como o título sugere, esta é uma composição que traz uma mensagem positiva, de encorajamento, para quem lê. Discursando a favor da autonomia, da autodeterminação e da vontade de cada um, o sujeito se dirige ao leitor. Recomenda que ele não ceda à "fria submissão": as regras de conduta, expectativas, normas que a sociedade impõe.

Em vez dessa aceitação passiva da vida, lembra que existe a possibilidade de seguir "outros caminhos" e repete sobre a necessidade de estar "atento" e não alienado ou desligado de tudo.

Apesar das dificuldades do mundo real, o sujeito acredita que existe ainda uma réstia de luz, um raio de esperança que "vence a escuridão".

Vai mais longe, afirmando que "os deuses" vão ajudar, criando as oportunidades, e que cabe a cada um reconhecê-las e aproveitá-las. Mesmo sabendo que o fim é inevitável, sublinha que é necessário assumirmos as rédeas do nosso destino enquanto temos tempo, "vencer a morte durante a vida".

Demonstra ainda que o esforço para ter uma visão positiva da realidade pode ajudar a melhorá-la e que quanto mais tentarmos, "mais luz vai existir". Os dois versos finais, contudo, relembram a urgência desse processo. A vida está passando e os mesmos deuses que nos amparam agora, vão nos devorar no final, como Cronos, deus do tempo na mitologia grega, que comia seus filhos.

2 comentários:

  1. Minas Gerais, 09 de Setembro (dois dias após uma apoteótica ode à ignorância) de 2021

    Caro Paulo,
    o seu retorno era certo, ao menos para mim, e necessário (como bem vemos!). Que beleza de poema e muito boa a interpretação dele. Lembrei-me imediatamente de um outro, da Luiza Mussnich:

    CARTOMANTE

    tomar decisões

    é a melhor forma

    de prever o futuro


    Bem, é isto, façamos o que pudermos para não sermos submersos por esse lamaçal virulento e necrológico instalado por aqui. Vamos buscar a luz, façamos o nosso próprio caminhar iluminado.
    Abraços,
    Amanda Machado

    ResponderExcluir
  2. Minas não há mais, 09/09/21

    Querida Amanda,

    Que luta maluca é esta contra o intangível?! Nada mais consciente do que o inconsciente para te deixar abalado em knock out. Olha, vamos vencer mais esta!

    Gratidão pelo carinho e pela confiança!!

    ResponderExcluir

Gratidão!