quinta-feira, 13 de maio de 2021

"Livre pensar é só pensar" (o título é uma homenagem ao Millôr Fernandes)


O lado bom de pensar é que é livre pensar. Millor Fernandes tinha esta frase como seu slogan - "Livre pensar é só pensar". A liberdade que Millôr tanto prezava em seus trabalhos estendia-se também às convicções pessoais. Autoproclamado "livre-atirador", buscava não se comprometer com qualquer movimento organizado político ou religioso, considerando a ideologia uma "bitola estreita para orientar o pensamento". 

Defendia o livre pensar justificando que "não existe pensador católico. Não existe pensador marxista. Existe pensador. Preso a nada. Pensa, a todo risco". O desprendimento a dogmas, conceitos, mitos e sistemas de pensamento não resultava na falta de foco para suas críticas, pelo contrário: o alvo sempre foi o ser humano, o qual considerava "inviável".

Fiquei o dia todo pensando livre, pensando, pensando, como se formam os pensamentos? Não estou aqui querendo entrar na parte pedagógica da formação dos pensamentos, do aprendizado anterior, da educação, dos recursos cibernéticos, audiovisuais, cenestésicos, etc. Como uma energia condensada no cérebro faz gerar sentimentos, palavras e processo lógico numa mentira, numa desculpa retardada, numa protelação, por exemplo? 

Livre pensar, livre expressão, livre querer está tudo ficando muito tenso nestes tempos impensáveis até poucos meses atrás.

É isto aí!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!