domingo, 31 de outubro de 2021

Novembro, chega com notícia boa, faz favor

Fonte da Imagem: Antonio Cruz - Agência Brasil - EBC

Ore na sua fé, reze na sua crença, nada promete que será um mês calmo. Novembro finge de bonzinho, véspera de dezembro, mas é só isto, tem mais nada. E não se esqueça de Mariana:

Foi na tarde de 05/novembro de 2015 que um tsunami de lama matou mais de uma dezena de pessoas, devastou povoados e provocou o maior desastre ambiental da história do país em Mariana (aqui)¹, na região Central de Minas. 

Naquela tarde uma barragem da mineradora Samarco se rompeu e 34 milhões de metros cúbicos de rejeitos inundaram distritos e poluíram o rio Doce e o mar. Desde o início da tragédia, sobram danos à natureza e faltam respostas e punições. Não há dúvidas da responsabilidade da empresa, mas culpados e causas sequer foram apontados. 

Os estragos seguem incalculáveis e longe de ser reparados. Multas milionárias foram aplicadas à mineradora. Em meio à dor da perda e à indignação com a tragédia que destruiu histórias e sonhos, as medidas assistenciais de emergência são lentas e mal conduzidas, segundo especialistas (aqui)². 

Mudando de assunto, até mesmo por que nosso Rio Doce até hoje está contaminado (aqui)³. 

Bem, estamos iniciando Novembro. Isto indica que a primavera está findando, logo logo virá o verão, com ele as chuvas torrenciais e as catástrofes naturais. Novembro também começa no mesmo dia da semana que março e, exceto em anos bissextos, também como fevereiro.

Em novembro, temos o zodíaco ou signo zodiacal de Escorpião (23 de outubro a 21 de novembro), no final do mês vai para Sagitário (22 de novembro a 21 de dezembro).

Não fiquemos tipo assim tão preocupados, mas é importante que você saiba que no geral este mês é representado pelo número 7 (basta somar o ano e o mês assim: 2+0+2+1+1+1 = 7). No ano passado, os meses mais desafiantes na pandemia foram simbolizados pelo número 7. Mas pode ser só coincidência, sei lá, tem tanta coisa acontecendo, puxa vida, e esta agora?

Mês começa com Lua Minguante e muita chuva, que aos poucos vai diluindo as sujeiras aqui e ali. Eu não sei mais o que esperar deste final de ano. Cada dia será vivido no seu tempo por que a vida segue e a fila anda.  

É isto aí!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!