terça-feira, 28 de dezembro de 2021

2021 mudou a vida das baleias



Fonte da imagem¹: Jason Edwards

Dia destes disse àquela que é dona da minha aldeia, que precisava de um hiato temporal. Precisava parar para fazer uma retrospectiva basal do que foi este período horroroso entre Janeiro e Dezembro. Tivemos meses normais de 60 dias e outros com anomalias plutônias de 120 dias, gerando uma média aparente de três meses para cada divindade temporal.
 
Plutão leva quase trezentos anos para cumprir seu ciclo solar, tem cinco luas, tem formato esférico e vinha cumprindo bem seu papel planetário desde 1930, quando foi descoberto, mas aí em 2006 criaram uma terceira regra para definir os planetas como planetas, quando a União Astronómica Internacional definiu a terceira características oficial que deveria ser cumprida - o planeta deveria apresentar uma massa gravitacional dominante. 

Esta terceira condição foi a causa de Plutão deixar de ser planeta. Ele possui cinco satélites naturais, sendo que sua massa só é minimamente dominante, cerca de 0,07 vezes em relação aos outros em sua órbita. Mas, mesmo assim é dominante. No casuísmo criaram a expressão Planeta Anão - ou seja, vale tudo menos Plutão Planeta.

Em terras abençoadas ao sul do Equador, não o país, mas a linha imaginária que divide o planeta em duas semiesferas, o Gigante adormecido - sic - passou a ser Gigante Anão. Mais plutônio, impossível. Mas o objetivo aqui era falar de 2021, e fazer uma retrospectiva.

Antes da retrospectiva, cientistas comprovaram que as baleias adultas fazem em média seis relações sexuais por dia, veja só você, seis relações sexuais completas por dia. Dito situs, vamos à Retrospectiva 

Em Janeiro,  seres alienígenas invadiram o congresso apache para reivindicarem sexo com as baleias.

Em Fevereiro, seres alienígenas deram um golpe de Estado em Mianmar para reivindicarem sexo entre as baleias.

Em Março, seres alienígenas provocaram o encalhe do Ever Given, um gigantesco navio porta-contêineres,   no Canal de Suez, causando um congestionamento naval, e, consequentemente, uma interrupção significativa do sexo entre as baleias.

Em Abril, seres alienígenas com high-tech, possibilitaram à choldra terrestre observar durante a noite o fenômeno astronômico conhecido como superlua rosa, como consequência ocorreu um aumento espantoso da volúpia baleeira.

Em Maio, seres alienígenas provocaram propositalmente a queda de destroços do foguete chinês Longa Marcha 5B no Oceano Índico, a oeste do arquipélago das Maldivas, o que reduziu o sexo entre as baleias.

Em Junho, seres alienígenas espalharam fake-news sobre a possível marca de quinhentos mil óbitos no Gigante Anão, supostamente provocados por um ser alienígena e fabricado em Plutão, aquele mesmo que vocês defendem para voltar a ser o que nunca deveria ter sido.

Em Julho, seres alienígenas deram uma festa que terminou em barraco na Pirs, o famoso módulo da Estação Espacial Internacional, que precisou ser descartado e virou sucata 19 anos após seu lançamento. Este episódio afetou profundamente o sexo entre as baleias.

Em Agosto, após assinar contrato com uma federação alienígena, o famoso SuperMessi, saiu do Barcelona, levando à loucura as baleias portenhas e catalãs.

Em Setembro, sob forte atividade alienígena, o apocalíptico Vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, ocasionando a drástica diminuição do sexo entre as baleias no Atlântico Norte, promovendo enorme tensão de efeito tsunami no novo mundo.

Em Outubro, hackativistas ciberpiratas  alienigenas ativaram seus métodos abusivos de invasão do bem estar e da plenitude do amor total do planeta azul  e geraram uma pane no Facebook causando instabilidade em vários aplicativos, redes sociais e serviços da internet em praticamente todo o mundo. que interessa. Como consequência, sem nada para fazer na rede, as baleias quintuplicaram seus orgasmos múltiplos no grande oceano planetário.

Em Novembro, com presença de representantes de Plutão e outros alienígenas, ocorreu na Escócia a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 (aqui), onde supostamente discutiram, dentre tantos assuntos importantes - segundo fontes duvidosas do submundo deepweb - o esfriamento da Terra com a ampliação da comunidade de baleias. Boatos nos becos e botecos high-teck disseminaram uma suposta fake-news de que discutiu-se até a possibilidade de fornecerem pílulas azuis às espécies  baleias-de-barbatana e cachalotes, que esfriariam a Terra mais rápido. Duvida do poder sexual da baleias? Leia aqui .

Em Dezembro ainda teremos mais uns 300 dias de 2021 pela frente. Enquanto isto as baleias...


É isto aí!

Sobre a Imagem¹ - HypeScience 

Jason Edwards ganhou pela segunda vez o Prêmio Eureka de Fotografia Científica, com esta fotografia de um par de baleias jubarte (Megaptera novaeangliae) copulando.

A primeira foto de baleias corcundas copulando foi feita por Edwards na costa de Tonga (um arquipélago e um reino na Oceania), em 2010. Ele conta que primeiro viu um bando de machos competindo em uma batalha de força e resistência.

O macho vitorioso então copulou com a fêmea, cutucando seus flancos com suas nadadeiras peitorais e prendendo-a a si durante o ato.

Ainda segundo Edwards, em reportagem ao The Daily Telegraph (Austrália), o abraço foi breve: durou só 30 segundos, e depois a fêmea soltou bolhas pela boca, em vez do espiráculo. Ainda não se sabe por que ela fez tal gesto incomum, mas pode ter sido um sinal para o macho de que sua tarefa estava cumprida e era hora de se mandar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!