Atenção:
Antes de ler, saiba que esta postagem não tem o intuito de promover o diagnóstico numa pessoa que você supostamente acredita que seja portador deste transtorno.
Caso se veja ou se perceba com os sintomas que serão postados, procure ajuda de um profissional da Psicologia ou Psiquiatria, duas atividades que este blogueiro não exerce.
Dito isto, vamos ao que circula nas redes mundiais sobre o assunto:
O que é o Transtorno de Personalidade Narcisista?
De uma maneira bem simplificada, podemos afirmar que o Transtorno de Personalidade Narcisista refere-se a uma condição mental em que as pessoas têm um senso inflado de sua própria importância, uma profunda necessidade de atenção e admiração excessivas, relacionamentos conturbados e falta de empatia pelos outros. Mas por trás dessa máscara de extrema confiança está uma frágil autoestima que é vulnerável à menor crítica.
O que este transtorno provoca/causa na pessoa?
O portador tem problemas em muitas áreas da vida, como relacionamentos, trabalho, escola ou assuntos financeiros. Podem ser infelizes, ardilosos, manipuladores. Demonstram sempre desapontamento quando não recebem favores especiais ou admiração que acreditam que merecem. Sempre vêem seus relacionamentos como insatisfatórios, e são de difícil convívio.
Como se comporta uma pessoa com Transtorno de Personalidade Narcisista?
O Transtorno da Personalidade Narcisista envolve comportamento arrogante, muito egocêntrico, manipulador, exigente, com falta de empatia por outras pessoas e uma necessidade de ser admirado – todas estas características são evidentes no trabalho e nos relacionamentos amorosos, passionais ou sociais. Tendem a ter uma autoestima elevada.
Como a pessoa adquire o Transtorno de Personalidade Narcisista?
Não existe uma única causa definida, específica. Ainda é muito vago o campo de promoção deste Transtorno. Acredita-se que as causas possam ser genéticas, ambientais ou fatores traumáticos, isoladamente ou não. Indivíduos com transtorno de personalidade narcisista submetidos a pesquisas apresentaram menor volume de massa cinzenta na ínsula esquerda anterior, a parte do cérebro relacionada à empatia, regulação emocional, compaixão e funcionamento cognitivo.
Quando procurar ajuda?
O portador/a deste Transtorno dificilmente se reconhecerá nele, afinal se sente superior a tudo e a todos, além de serem exímios sedutores e manipuladores para obterem na dor do outro a plenitude gozosa. Nunca se satisfazem completamente. Se procuram tratamento, é mais provável que seja por sintomas de depressão, uso de drogas ou álcool, ou outro problema de saúde mental.
Tem tratamento?
A psicoterapia é a abordagem chave no tratamento do distúrbio da personalidade narcisista. A terapia cognitivo comportamental pode ser usada para ajudar o sujeito a aprender como se relacionar melhor com os outros, a fim de estimular relacionamentos interpessoais mais funcionais e obter uma melhor compreensão de suas emoções.
Tem medicamentos que auxiliem no processo?
Não
Leia os sinais e sintomas do Transtorno de Personalidade Narcisista na postagem abaixo:
Transtorno de Personalidade Narcisista - 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gratidão!