quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

O medo de ter medo é o novo normal



Afinal, o que pode ser o Medo?

Quando falamos em Medo, podemos pensar que é uma projeção de insegurança, por quaisquer motivos, para o futuro, ou ainda uma sensação de insegurança desesperadora com relação a qualquer momento futuro, inquietação, ansiedade, temor, apreensão, etc. De uma maneira geral, trata-se de um estado emocional que se expressa no indivíduo perante uma situação de ameaça inesperada, materializando-se como um pressentimento precavido de extrema importância para a manutenção das espécies, principalmente para o ser humano.

Quando surge o Medo? Tem princípio, meio e fim?

Existem muitas teorias e explicações de diversos cientistas a respeito das possíveis causas para o sentimento de medo. Dentre as várias origens possíveis do medo, podemos delimitá-las a um único propósito, a autopreservação da vida, que significa manter a integridade do corpo.

O Medo coloca você em pelo menos duas situações: Fuga ou Luta. Há também o medo projetado, conhecido como Pânico. Fuga ou Luta são mecanismos de preservação da Vida, enquanto o Pânico é uma Síndrome que exige atenção e cuidados clínicos.

Luta ou Fuga estão vinculados à segurança pessoal. O que realmente acontece quando nossos corpos acionam o modo de luta ou fuga? Em geral, o modo de luta ou fuga nos prepara para o desafio estressante que estamos prestes a enfrentar. 

Primeiro, nossos cérebros reconhecem uma situação de alto estresse. O cérebro deve então colocar o corpo em ação para “lutar” ou “correr”. Isso afeta o corpo de diversas maneiras. 

Seu batimento cardíaco acelera, por exemplo, e sua respiração fica mais rápida e pesada. Ao mesmo tempo, sua digestão diminui para que seu corpo possa alocar recursos para diferentes ações. Isso inclui, liberar glicose e gordura na corrente sanguínea para fornecer energia necessária de resposta diante da situação estressante. A resposta inflamatória no seu corpo também é ativada. 

O Medo é inerente aos seres vivos, uns por instinto e nós outros, além do instinto, pela consciência da causa/efeito. 

O Medo gerador da Inércia

Esta é a novidade no planeta. Todos veem tudo, todos acessam todas as informações, todos leem bilhões de notícias em tempo real e não reagem mais, por mais perniciosa, maldosa, torturante, infernal, devassa, cruel ou desumana seja a informação . Este é o novo normal.

Enquanto isto, comprimidos mágicos são administrados aos bilhões de unidades todos os dias em milhões de seres humanos para cada vez mais parecem máquinas digitadoras ... conscientes da sua inércia.


É isto aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!