sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Transtorno de Personalidade Narcisista - 2

Atenção:

Antes de ler, saiba que esta postagem não tem o intuito de promover o diagnóstico numa pessoa que você supostamente acredita que seja portador deste transtorno de personalidade. 

Caso perceba que muitos destes sintomas batem com alguém do seu convívio direto, procure primeiramente ajuda de um profissional da Psicologia ou Psiquiatria, duas atividades que este blogueiro não exerce.


Como saber se você está convivendo uma pessoa com Transtorno de Personalidade Narcisista?

Um narcisista pode ser uma boa companhia?

Muitas vezes são ótimos no papel: bom trabalho, sucesso, dinheiro, credibilidade, atratividade — todas as características que as pessoas valorizam em um parceiro. Podem até ser charmosos e gentis no início, mas tudo é para seu próprio benefício a longo prazo. 

Infelizmente também têm uma capacidade limitada de intimidade, pouca empatia, são manipuladores, invalidam, não assumem a responsabilidade por seu comportamento em um relacionamento e muitas vezes são bastante enganadores, 

Nunca oferecerão o que não tem: Um relacionamento saudável, com respeito, compaixão, bondade, e reciprocidade jamais ocorrerá.

Principais característica:

01 - Comporta-se como uma pessoa mimada, de forma agressiva, como se todos a devessem algo. Acredita que tem certos direitos e/ou merece tratamento especial. Este é um elemento central do narcisismo

02 - Sempre se consideram superiores a você.  Narcisistas combinam síndrome de superioridade à insegurança. Como resultado, pensam e agem como superiores a tudo e a todos.

03 - Está convicto de que permanentemente é alvo de inveja. A inveja é uma dinâmica central do narcisismo. Invejam os outros e acreditam que os outros os invejam a tal ponto que às vezes pode parecer paranoia.

04 - Não tem nenhuma empatia por você ou com suas necessidades. Não tem a capacidade de entender como você se sente, se está magoado/a, triste, com raiva, etc., por causa dele/a ou por outra razão. Pessoas narcisistas têm pouco interesse no emocional do outro, e também não se importam com o impacto de suas ações. 

05 - É extremamente manipulador/a. A manipulação ocorre quando persuade você, através do medo e da culpa, a fazer algo bom para eles, mesmo que não seja bom para você. Sedutor/a, confunde sua mente com um hábil jogo de palavras e/ou atos só para fazer você questionar a sua própria percepção da realidade, levando você a acreditar que você está louco/a — Isto é comum entre os narcisistas.

06 - O narcisista precisa ser admirado/a.  Precisam de validação e admiração para substanciar seu senso de identidade, e contam com o feedback alheio para existir. A constante busca por elogios pode ser um sinal vermelho em um relacionamento. Fique atenta/o a esta busca incessante e insistente de elogios, agrados e validação dos seus atos.

07 - As necessidades dele/a vêm sempre em primeiro lugar. Se você sente que suas necessidades nunca têm importância, você pode estar se envolvendo com uma pessoa narcisista. 

08 - O Narcisista nunca presta atenção em você. Ser narcisista não significa que  nunca fará nada para lhe agradar, mas só farão se for do seu interesse por um jogo onde o benefício dele/a será muito maior. O fato real é que mesmo agradando você, jamais irão perceber que você também importa e que você só existe para agrada-lo/a.

09 - São agressivos (palavras, atos, gestos, torturas psicológicas ou até mesmo agressões físicas) quando não atingem seus objetivos, ficam frustrados ou se sentem acuados.

10 - Ela tem problemas com comentários, observações, respostas ou posicionamento negativo, mas não têm problema nenhum para fazê-los. Não suportam serem contrariados, por que sentem um enorme desejo de serem bem-sucedidos ou poderosos. Esta necessidade de poder e domínio para que possam controlar pessoas e situações não comporta contradições das pessoas com as quais convivem.

Vídeo para aprofundar no tema:



Fonte: À Deriva Podcast




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!