quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

A selvagem forma de tratar das crianças do Haiti



Don Corleone fala a Bonasera - Algum dia, e esse dia pode nunca chegar, eu vou pedir que faça um serviço para mim. Mas até esse dia, aceite esta justiça como um presente no dia do casamento de minha filha.


Fonte: 
http://publico.pt/mundo/noticia/detidos-dez-americanos-suspeitos-de-trafico-de-criancas-no-haiti-1420610

Dez norte-americanos foram detidos ontem pela polícia haitiana depois de terem sido interceptados a tentar retirar ilegalmente do país mais de 30 crianças a partir da fronteira com a República Dominicana. As autoridades suspeitam que o grupo esteja envolvido num esquema de adopção ilícito.

Os cinco homens e cinco mulheres foram interpelados por um comissário da polícia haitiana quando se preparavam para passar a fronteira, em Malpasse, com 31 crianças, com idades entre os dois meses e os 12 anos, confirmou à AFP o ministro dos Assuntos Sociais e do Trabalho, Yves Christallin. “É um sequestro, não é uma adopção”, defendeu o responsável do Governo do Haiti, acrescentando que para abandonar o país “uma criança necessita de uma autorização do instituto de segurança social que se ocupa de cada caso de adopção”.

Além dos dez norte-americanos, o ministro acredita que dois pastores, um no Haiti e outro em Atlanta, nos Estados Unidos, estão igualmente envolvidos no caso.

Os suspeitos foram entregues à justiça haitiana e ficaram detidos desde a noite passada na direcção central da polícia judiciária, na capital, Port-au-Prince, com dois alegados cúmplices de nacionalidade haitiana, adiantou, por sua vez, à AFP o director-geral da polícia, Mario Andresol. Após a detenção, foi aberto um inquérito para determinar as circunstâncias em que os cidadãos norte-americanos conseguiram as crianças.

Os dez norte-americanos apresentaram-se às autoridades como sendo membros de uma organização de caridade denominada “O Refúgio para uma nova vida das crianças”, com sede no estado de Idaho, nos Estados Unidos.

Laura Sillsby, um dos elementos detidos, assegurou em declarações à agência Reuters que o seu grupo tinha “autorização do governo da República Dominicana para levar as crianças para um orfanato” que a organização tem naquele país. “Temos um pastor aqui [Port-au-Prince] cujo orfanato aluiu e que nos pediu para levarmos as crianças para a República Dominicana”, contou Sillsby, garantindo que após a entrega das crianças iria regressar para tratar de toda a burocracia associada ao processo de transferência dos menores. “Acusaram-nos de tráfico de crianças. Isso é algo que nunca faríamos. Não tentávamos fazer nada de errado”, reforçou.

Desde o violento sismo que devastou Port-au-Prince a 12 de Janeiro foi acelerado o processo de adopções internacionais de crianças haitianas que estivessem já em curso e as crianças foram entregues aos seus pais adoptivos nas últimas semanas. Mas apenas estes processos têm sido autorizados, os restantes terão que aguardar que se conclua o registo das crianças que ficaram órfãs ou que se desconheça o paradeiro dos pais após o tremor de terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!