quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

A Loira da Pitangueira


    

Dia destes, em delirante festival de fetiches e ondas de calor na orla marítima da Pitangueira, apareceu do nada uma deusa loira ou loura, que segundo a língua pátria tupynambá, são a mesma coisa ou cousa (cousa está politicamente e ortograficamente correta, mas não pertence à choldra).

Antes de prosseguir, poder-se-ia afirmar então que fulana está cousada, por exemplo, tendo ali o mesmo objetivo da coisa em si, se é que me entende, e por favor, não vá ler co-usada, pois é uma sílaba só - "cou". E quanto à choldra, substantivo feminino, veja só você, é comum aos dois gêneros. Portanto, o Velhaco e a Gorda da Pitangueira, são da mesma choldra, e por aí vai.

Bem, em continuando o fato, apareceu em desfile ambulante, deslumbrantemente na praia, ar blasé (lassitude élégant et naturel) uma mulher como nunca se viu por ali.

Caetano, garotão de meia-idade e surfista amador de areia, logo encantou-se com o conjunto da obra - que deve ter sido feita sob encomenda divina, em motim celestial, por que a danada tinha lá também seu encanto devasso (charme d'une insouciance déréglée) .

Sentou-se ao lado. Ele não sabia nem o que falar - veio à mente Parole, Parole, com Dalida&Delon - Caramels, bonbons et chocolats, Si tu n'existais pas déjà je t'inventerais.

Sim, por que se aquela escultura não existisse, mandava inventar. Mas tudo tem um princípio, meio e fim. Olhou-a, cruzaram olhares e entre-lábios gracejaram um murmúrio intimo e pessoal. Passaram vários filmes em sua mente, mas nenhum deles com aquela beleza quase celestial e resplandescente. O que dizer? Pela sua vasta experiência, o corpo era o livro da vida da moça, aberto na página onde se lia em letras garrafais - loirinha, burrinha e do Caetano.  

Lembrou de novo da galega francesa, que além de ensiná-lo Parole-Parole, aprendeu algumas palavras de alto prestígio na roda de amigos e no ouvido das amantes - ditas em um insofismável tom rural francês - Moulin Rougevingt-deux; quarante-sais; e a frase que nunca entendeu, mas que estremecia as mocinhas do subúrbio - homme cul ne sert qu'à payer les factures.

Enfim, Caetano era praticamente um sedutor semi poliglota, da choldra para a beira da praia. Mas vendo o monumento que via, criou coragem!

- Olá!

- Olá!! Disse a deusa, quase uma voz pecaminosa, sedosa e sedutora.

- Você vem sempre aqui?

- Não, nunca vim. Bonito aqui.

- É...muito bonito...muito bonito...

- ....... silêncio...

- Você é Tupynambá ou você é da Pitangueira?

- Sou nascida na Pitangueira, mas sai para estudar e agora estou voltando.

- Ah, sei, saiu para estudar (deve ter estudado métodos para ser gostosa e sedutora, não é possível outra coisa)

- ........silêncio....

- Você estudou o que???

- Você quer mesmo saber? Posso saber o motivo da pergunta?

- Não, nada de especial, é que sei lá, é que, hummm, veja só...

- Você acha que tenho jeito de quem estudou o que?

- (Como ser gostosa) É, você deve ter estudado...hummm...vejamos...(já empolgadíssimo)...fala, vai...

- Pois é, é uma história longa, mas você quer mesmo saber? estou achando engraçada a sua pergunta.

- Não, pode falar, eu por exemplo fiz concurso disputadíssimo, formei na Escola Técnica, fui soldador, fiz uns cursinhos aí no Senai, faço uns bico de Solda, sabe como? E olha, é disputadíssimo mesmo. Tem neguinho e branquinho aí que estão lá até hoje. Comigo não, sou estudado mesmo. E você? Fez Senac? 

- Pois é, não fiz Senac. É no Brasil esta Universidade ou no exterior?

- Que isto menina, está me azarando - Senac é aquele negócio onde as meninas aprendem aqueles troços de fazer negócio, entendeu não?

-Humm, deve ser bom, mas não fiz Senac. É que graças ao meu GPA, que como você sabe, é o Grade Point Average  e meus above-average grades, pude fazer o SAT, fazendo 900 pontos em 900 possíveis. Fui convidada para Harvard, onde tive que fazer o MCAT (Medical College Admission Test), obtendo T em todas as provas e chegando as 45 pontos totais. Cursei Ciências Médicas, e sabe, adorei Boston. Aí parti para a Neurociências, onde fiz especialização e doutorado investigando se o sistema de opióide e a via do óxido nítrico ficam de fato envolvidos na antinocicepção periférica induzida por um agonista do receptor de canabinóide anandamida. Depois do doutorado...

- Ihh! Olha lá moça, vai chover....desculpe, mas tenho que ir, tchau....

Caetano até hoje tenta entender o que aconteceu naquele dia. Nunca mais a viu. Um amigo deu para ele um trecho de um poema de um tal de Poe, onde fez pequenas modificações, para quem sabe, conseguisse explicar a Caetano o inexplicável:

Muito eu admirei esta loura infausta 
por proferir um discurso tão atenta, 
apesar de sua resposta de pouco sentido, 
que pouca relevância sustenta. 
Pois não podemos deixar de concordar, 
que ser humano algum vivente, 
fora alguma vez abençoado 
com a vista de uma loura desta 
sobre a areia da sua praia; 
loura ou deusa com um busto esculpido, 
sobre a areia do sua praia, 
tendo um nome como "Nunca mais." nunca mais...nunca mais... 

É isto aí!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!