segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Dmitri Shostakovich 2ª Valsa


O compositor russo Dimitri Shostakovich (1906-1975) produziu uma vasta obra. Para orquestra, escreveu 15 sinfonias e cinco concertos. Na música de câmara, destacam-se 15 quartetos.

Compôs ainda muitos outros trabalhos em diferentes gêneros: óperas, balés, ciclos de canções e uma grande quantidade de música escrita para o cinema. Seu estilo, neste gênero, lembra o de Nino Rota, ou melhor, o estilo de Nino Rota lembra o de Shostakovich.

Uma de suas peças mais conhecidas é a Segunda Valsa, Op. 99, escrita para o filme O Primeiro Escalão (1955).

Com essa trilha sonora, vamos mostrar uma montagem muito bem feita de cenas extraídas de vários filmes, em que os personagens dançam valsas: O Leopardo (1963), Anna Karenina (1997), Anna Karenina (2013) e o seriado Guerra e Paz (2007), entre outros.

Fonte Youtube: Waltz No 2
Compositor:  Dimitri Shostakovich - Jazz Suite No 2 - 
Symphonic Winds - Sydney Youth Orchestra - SYO



Dmitri Shostakovitch nasceu em São Petersburgo, 25 de setembro de 1906 e faleceu em Moscou, 9 de agosto de 1975. 

Foi um dos mais célebres compositores do século XX. Quando criança era prodígio como pianista e compositor, e na fase adulta os seus trabalhos são largamente tonais e de tradição romântica, mas com elementos de atonalidade e cromatismo. Em alguns de seus últimos trabalhos (como o Décimo Segundo Quarteto), fez uso de linhas tonais. 

Seu trabalho é dominado pelos ciclos de sinfonias e quartetos para cordas, cada um com quinze trabalhos. As sinfonias distribuem-se de forma bastante equilibrada em sua carreira, enquanto os quartetos concentram-se na parte final desta. 

Entre seus trabalhos mais conhecidos, estão a Quinta e Sétima Sinfonias e os Oitavo e Décimo Quinto Quartetos. Outros trabalhos incluem as óperas Lady Macbeth do Distrito Mtsensk, O Nariz e a inacabada Os Jogadores, baseada na comédia de Nikolai Gogol; seis concertos (dois para piano, dois para violino e dois para violoncelo); dois trios para piano e uma grande quantidade de música para filmes.

A música de Shostakovitch mostra a influência de muitos compositores que ele admirava: Bach em suas fugas e passacaglias; Beethoven nos últimos quartetos; Mahler em suas sinfonias e Berg no uso de códigos musicais e citações. Entre os compositores russos, admirava particularmente Modest Mussorgsky, cujas óperas Boris Godunov e Khovanshchina ele reorquestrou; a influência de Mussorgsky é mais predominante nas cenas de inverno de Lady Macbeth e em sua Décima Primeira Sinfonia, bem como nos seus trabalhos satíricos, como Rayok. A influência de Prokofiev é mais aparente nos seus primeiros trabalhos para piano, como a primeira sonata e o primeiro concerto. A influência da música religiosa e folclórica russas é muito evidente em seus trabalhos para coro desacompanhado da década de 1950.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!