sábado, 29 de dezembro de 2012

O que não queremos saber da África.


África do Sul e o silêncio do mundo!

Com cerca de pouco mais de um bilhão de pessoas , representando cerca de um sétimo da população do mundo, e 54 países independentes, o Continente Africano apresenta grande diversidade étnica, cultural, social e política. Dos trinta países mais pobres do mundo (com mais problemas de subnutrição, analfabetismo, baixa expectativa de vida), pelo menos 21 são africanos.

Infelizmente quando olhamos no mapa, achamos que tudo é uma coisa só, lotado de pretinhos no seu interior. Culpa dos mandatários, que exigem que quanto menos saibamos, mais exploram suas riquezas.

Hoje a aula será sobre a África do Sul, rica em diamantes, ouro, platina e outros minerais de alto valor, além de estar em local geográfico estratégico do planeta.

Há um caos social grave, generalizado, que atinge todas as classes sociais, numa suposta forma de manter o povo com sentimento de inferioridade.

Ela foi classificada pela ONU em segundo lugar em assassinatos e em primeiro para assaltos e estupros per capita.  As estatísticas oficiais mostram que 52 pessoas são assassinadas todos os dias na África do Sul.  O número relatado de estupros por ano é de 55.000 e estima-se que 500 mil estupros são cometidos anualmente no país. O total de crimes per capita é o 10º entre os 60 países no conjunto de dados.

O estupro é um problema tão comum na África do Sul, que em uma pesquisa de 2009 um em cada quatro homens sul-africanos admitiram ter estuprado alguém.  Um em cada três das 4.000 mulheres inquiridas pela Comunidade da Informação, Capacitação e Transparência disse que tinha sido violada.  

A África do Sul tem uma das maiores incidências de estupros de crianças e bebês no mundo. Em um levantamento realizado entre 1.500 crianças escolares no township de Soweto, um quarto de todos os meninos entrevistados disseram que "jackrolling", um termo para estupro em grupo, era algo divertido.

Isto significa que está sendo sedimentado o terror nas crianças. A quem interessa isto?

É isto aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!