sábado, 2 de fevereiro de 2013

O Bloqueio de Superfície.




Pawel - Polonia

Andamos por tempos sinistros, ou todo o tempo é sinistro? A China tem fechado e bloqueado e encerrado e o escambau blogs que não se enquadram na sua dita norma, a dura dita. Quando acessados, existe lá um lembrete, educado, como deve ser a cultura oriental:
“Devido ao fato de alguns usuários do blog não publicarem de acordo com a meta deste sítio, o blog está sendo temporariamente fechado; esperamos a compreensão dos usuários dos blogs!”

Chique demais, não é mesmo? Pelas terras russas, o governo criou leis que permitem bloquear o que desejarem. Nossa, deve ser horrível isto. Já na terra da Rainha Beth, o governo britânico está "estudando" interromper os serviços de redes sociais online, durante o período de agitação nas ruas, principalmente aquelas contra Sua Majestade.

A grande questão é que estas ações só atingem nós outros, pessoas comuns. Para os outros existem outros caminhos. A Rede Mundial tem o que vemos e este processo é no máximo 2 % daquilo que não vemos. A Deep Web, ou Internet Profunda, que você poderá consultar na Wikipédia para saber do que se trata, é o inferno da Matrix.

Pessoas com conhecimentos limitados, como este que vos escreve, jamais pode ir a um lugar destes. Não é um ambiente para amadores nem para curiosos. Mas atende a vários interesses. É um assunto ainda difícil de ser falado, escrito ou descrito, principalmente por que nunca estive lá e nem conheço quem esteve. Mas a literatura indica que quem faz as coisas acontecerem neste planeta, passam por lá. Vejamos algumas coisas deste negócio.

Mas antes alguns avisos, para desencargo de consciência: No geral, um conselho: fiquem afastados disso. Como afirmado, por curiosidade não entre lá, e esquecem plataformas convencionais.

Neste tipo de Deep Web arranjar problemas informáticos é uma brincadeira. Falo de vírus, de pessoas que podem tranquilamente entrar no seu computador, roubar senhas e password e muito mais. E não pensem que antivirus ou firewall possam fazer algo, não é este o caso pois aqui tornam-se inúteis.

No Deep Web é possível encontrar coisas que não podem ser encontradas na web normal. E se não podem ser encontradas, haverá uma razão para isso: são ilegais.

A Web profunda é a categoria com o maior crescimento de informações. Os sites da Web profunda tendem a ser mais estreitos mas com conteúdo mais profundo, do que sites de superfície convencionais. Mais da metade do conteúdo da Web profunda é constituído por tópicos específicos em bancos de dados. Um total de 95 por cento da Web profunda é a informação acessível ao público, isso é, não sujeita a pagamentos ou assinaturas.

É isto aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!