Fonte da imagem: Chuck Berry em 1957 (Wikipédia)
Charles Edward Anderson Berry (St. Louis, 18 de outubro de 1926 – Wentzville, 18 de março de 2017), mais conhecido como Chuck Berry, foi um cantor e compositor estadunidense, um dos pioneiros do gênero rock and roll. Com canções como "Maybellene" (1955), "Roll Over Beethoven" (1956), "Rock and Roll Music" (1957) e "Johnny B. Goode" (1958), Berry refinou e desenvolveu o rhythm and blues nos principais elementos que tornaram o rock and roll distinto. Escrevendo letras focadas na vida adolescente e no consumismo, e desenvolvendo um estilo musical que incluía solos de guitarra e espetáculo, Berry tornou-se uma grande influência na música rock subsequente.
Nascido em uma família afro-americana de classe média em St. Louis, Missouri, Berry tinha interesse em música desde cedo e fez sua primeira apresentação pública na Sumner High School. Enquanto ainda estudante do ensino médio, ele foi condenado por assalto à mão armada e foi enviado para um reformatório, onde ficou de 1944 a 1947. Após a sua libertação, Berry se casou e trabalhou em uma fábrica de montagem de automóveis.
No início de 1953, influenciado pelos riffs de guitarra e técnicas de showman do músico de blues T-Bone Walker, Berry começou a se apresentar com o Johnnie Johnson Trio. Sua virada veio quando viajou para Chicago em maio de 1955 e conheceu Muddy Waters, que sugeriu que ele contatasse Leonard Chess, da Chess Records. Com Chess, ele gravou "Maybellene" – adaptação de Berry da canção country "Ida Red" – que vendeu mais de um milhão de cópias, alcançando o número um na parada de rhythm and blues da revista Billboard.
No final da década de 1950, Berry era uma estrela consagrada, com vários álbuns de sucesso e aparições em filmes e uma lucrativa carreira de turnê. Ele também estabeleceu sua própria boate em St. Louis, Berry's Club Bandstand. No entanto, foi condenado a três anos de prisão em janeiro de 1962 por delitos sob o Mann Act – ele havia transportado uma menina de catorze anos para o outro lado do estado.
Após sua libertação em 1963, teve vários outros sucessos, incluindo "No Particular Place to Go", "You Never Can Tell" e "Nadine". Mas estes não alcançaram o mesmo sucesso, ou impacto duradouro, de suas canções de 1950, e na década de 1970 ele era mais procurado como um artista nostálgico, tocando seus sucessos passados com bandas de apoio locais de qualidade variável. No entanto, em 1972, ele alcançou um novo nível de popularidade quando uma versão de "My Ding-a-Ling" se tornou seu único registro no topo das paradas. Sua insistência em ser pago em dinheiro o levou, em 1979, a quatro meses de prisão e serviço comunitário, por sonegação de impostos.
Berry foi um dos primeiros músicos a entrar no Rock and Roll Hall of Fame em sua estreia em 1986; ele foi citado por ter "lançado as bases para não apenas um som do rock and roll, mas para a postura rock and roll".
Berry está incluído em várias das listas de "maiores de todos os tempos" da revista Rolling Stone; ele ficou em quinto lugar nas listas de 2004 e 2011 dos 100 Maiores Artistas de Todos os Tempos. A lista das 500 canções que moldaram o rock and roll do Rock and Roll Hall of Fame incluem três de Berry: "Johnny B. Goode", "Maybellene" e "Rock and Roll Music".
É a única canção de rock and roll incluída no Voyager Golden Record. Ele foi apelidado pela National Broadcasting Company como o "Pai do Rock and Roll"
"Johnny B. Goode" é uma canção de rock and roll escrita em 1958 por Chuck Berry e lançada por ele próprio em 31 de março de 1960. A canção se tornou uma das mais populares dos anos 60. A letra fala sobre um jovem cantor em início de carreira.
O personagem Johnny B. Goode foi inspirado em um parceiro musical de Berry, Johnnie Johnson (que na verdade era pianista).
O riff de abertura de "Johnny B. Goode" é essencialmente uma cópia nota-a nota do solo de abertura composta por Louis Jordan na canção "Ain't That Just Like a Woman" (1946), interpretada pelo guitarrista Carl Hogan.
Foi considerada a 3° melhor canção de todos os tempos pelo site Squidoo, perdendo apenas por "Stairway to Heaven" do Led Zeppelin e "Imagine" de John Lennon. Também esteve presente na lista das 500 melhores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone.
Legado
Em 1985, no primeiro filme da trilogia De Volta para o Futuro, o adolescente Marty McFly (interpretado por Michael J. Fox) em um baile justamente em 1955, toca a canção. Os produtores escolheram a canção justamente por ser uma data de quando a canção foi escrita e o filme se passava. Nesta parte do filme, Marty McFly ajuda o guitarrista da banda da escola chamado "Marvin Berry".
Após tocar a canção romântica doo-wop Earth Angel, todos pediram um bis ao garoto Marty, e no caso, ele escolheu uma "velha música" do lugar de onde ele vinha (1985). Quando tocava o som, Marvin Berry telefona para seu "primo" Chuck Berry e fala: "Sabe aquele novo som que você estava procurando? Então escute isto!".
Uma grande piada, claro, que funcionou muito bem. A canção não foi tocada de verdade por Michael J. Fox. Apesar de parecer que Michael J. Fox está realmente tocando uma guitarra, o supervisor musical Bones Howe contratou o professor de guitarra e músico Paul Hanson para ensinar Fox como simular todas as suas partes e fazer com que tudo parecesse realista, incluindo tocar com a guitarra atrás da cabeça.
O músico veterano Tim May tocou as verdadeiras partes da guitarra com Mark Campbell fazendo o trabalho vocal em "Johnny B. Goode", com Hanson tocando a seção do começo do filme durante a cena com os testes para bandas.
A canção foi incluída no "Voyager Golden Record", num disco fonográfico de 12 polegadas de ouro levado pela sonda Voyager como representação do Rock And Roll entre muitas outras realizações da humanidade.
Em março de 2005, a Q magazine colocou "Johnny B. Goode", no número 42 em sua lista das 100 melhores faixas de guitarra. Em 2008, a Rolling Stone a colocou em primeiro lugar na sua lista das 100 melhores canções de guitarra de todos os tempos. "Guitar World" classificou a música em 12º lugar na "Maiores 100 solos de guitarra". A música é classificada atualmente como sexta melhor música de todos os tempos em uma lista de críticos no acclaimedmusic.net.
Chuck Berry - Johnny B. Goode (Live 1958)
Fonte Youtube - gaslightrecords
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gratidão!