domingo, 10 de maio de 2020

Cartas à Mãe - O Augusto, a Descarga e o Inferno de Dante


Querida mãe, feliz seja a senhora todos os dias

Sabe, mãe, dia destes lembrei do conceito de Augusto nas artes cênicas, que em dialeto berlinense da idade média significa uma pessoa que se encontra em situação ridícula. Sim, primeiro vou colocar as peças, depois explico como se encaixam. Por hora vamos nos ater ao Augusto berlinense:

 - Era um personagem do picadeiro dos circos extravagante, absurdo, pícaro, mentiroso, surpreendente, provocador. Representava a anarquia. Era desajeitado e desastrado, tornando sua atuação desajeitada e deselegante. Era também inoportuno em sua tentativa de socializar-se. 

Por outro lado, falando em artes cênicas, logo percebemos que somos expectadores, dentre tantas mazelas, da esfera de Antenora, neste continuum de live infinda produzida pelo que há de mais dantesco em Bananaland, a terra onde jorra leite, mel, propinas e cartões corporativos, mas antes de explicar isto confesso que ainda não coloquei o lixo para a fora, nem enxuguei o banheiro, nem arrumei a cama. Como estou  a confessar meus erros, rogo seu perdão para subir aos céus quando chamado.

Neste momento do espetáculo bizarro, a realidade indica que ainda não acordei de um abissal pesadelo. Lembro de estar na aula de Filosofia onde aprendi que o Aristóteles teve seus momentos proféticos quando afirmou na sua principal obra Ética a Nicômaco  : - "Deve ser observado que há três aspectos das coisas que devem ser evitados nos modos: - A malícia, a incontinência e a bestialidade." 

Daí, mãe, na barca de Aristóteles naveguei em águas da Divina Comédia até o portal do Inferno onde está escrito  "Deixai toda a esperança, vós que entrais!", pois a Justiça do Inferno de Dante bate com estas ideias do Aristóteles - coisa mais doida não há, mas estão fadados a viver um explicitando o outro.
Mas, mãe, quero ir logo ao Nono Círculo do Inferno, mas precisamente à esfera de Antenora, no lago Cocite, onde Dante fala quem são as almas dos pecadores que habitam este inóspito e congelante inferno  para os traidores:

"Ali são punidos os traidores de sua pátria ou partido político. As almas ficam submersas no nível do pescoço, com apenas suas cabeças fora do gelo. O nome foi tirado de Antenor, o príncipe troiano que traiu o seu país ao manter uma correspondência secreta com os gregos. Antenora e Ptolómeia."

Eis aí, mãe, o que ando sonhando. Por enquanto não posso pedir para parar tudo e dar descarga porque o tratamento de esgoto só existe na conta da água, logo esta água servirá para matar a sede de inocentes à jusante. A questão é que à montante merdas e mais merdas continuam a cair.

Sua benção!

É isto aí!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!