sábado, 7 de setembro de 2019

Inibidores do Raciocínio Lógico que dificultam amar e ser feliz


O Amor e o Ceticismo 

O ceticismo como uma atitude permanente deve ser evitado. Em seu lugar, deve-se usar o ceticismo seletivo, ou seja, aquele que procede de uma reação apropriada.

A Felicidade e o Agnosticismo evasivo 

Agnóstico é o indivíduo que diz não ter elementos suficientes para um julgamento preciso. Há uma diferença entre o cético e o agnóstico. O cético nega a existência da verdade; o agnóstico diz não ter elementos suficientes para proclamar a verdade. O agnosticismo evasivo é a atitude que tenta tratar a ignorância superável como se ela fosse insuperável. Uma coisa é dizer "Eu não sei" depois de uma longa e assídua pesquisa em relação a um determinada assunto, outra é dizer "Eu não sei' quando nem mesmo se importou em investigar sobre o assunto.

A tragédia de um desamor pelo Cinismo e da infelicidade pelo otimismo ingênuo 

Cínico é uma pessoa que faz enfaticamente uma proposição negativa sem evidência suficiente. Um otimista ingênuo é alguém que faz enfaticamente uma estimativa positiva sem evidência suficiente. Ambos representam posições ilógicas, que levam ao preconceito. Em vez de ver as coisas como são, eles as veem de acordo com sua predisposição.

Como perder um grande amor por Mentalidade estreita  

Afirma-se que o objetivo da lógica, do raciocínio bem fundado. é descobrir a verdade. A mentalidade estreita é claramente enfraquecedora em seus efeitos, mas existe um tipo de mentalidade aberta que é ainda mais enfraquecedora. Uma mente aberta, como uma boca aberta, deve eventualmente se fechar para alguma coisa. Uma abertura de mente saudável não significa uma abertura indiscriminada.

Emoção e julgamento 

Quanto mais intenso é o emocional, mais difícil se torna pensar claramente e comportar-se com moderação. Há um método empírico simples a ser seguido: Nunca apele diretamente para as emoções da pessoa amada.

Raciocinar com a razão em qualquer momento, sempre.

Usar raciocínio para qualquer objetivo que não seja o de alcançar a verdade é fazer mau uso dele.

Argumentar não é disputar, e só a argumentação sustenta o amor.  

Argumento é uma conversação racional: seu objetivo é chegar à verdade. O objetivo da disputa é atingir a outra pessoa.

Os limites da sinceridade 

Sinceridade é uma condição necessária ao raciocínio lógico, mas não é suficiente.

É isto aí!

Fonte de consulta: Dicionário de Filosofia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!