quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Cartas Avulsas VI




Reino da Pitangueira
Terra Redonda&Azul
Lua Balsâmica
Sistema Solar
Via Láctea
Zona Sul

Postei no vídeo anterior a música "Sonho Impossível", lindíssima, produzida (letra e melodia) pelo músico nova-iorquino Joe Darion (1917 - 2001). Já era famoso letrista de teatro musical americano, e ganhou fama mundial pela música Man of La Mancha , traduzida e adaptada para o português por Chico Buarque de Holanda. Se desejar a versão brasileira ouvir na voz belíssima de Maria Bethânia, clique aqui.

O fato curioso é que o musical é apresentado em um único cenário que sugere ser uma masmorra. Todas as mudanças de localização são criadas por alterações na iluminação, pelo uso de adereços supostamente espalhados pelo chão da masmorra e pela confiança na imaginação do público. Algumas produções mais recentes acrescentaram mais cenários. 

Diante disto, percebe-se que não se trata de uma versão musical de Dom Quixote, já que nela conta-se a história do cavaleiro "louco" Dom Quixote como uma peça dentro de uma peça, representada por Cervantes e seus companheiros de prisão enquanto aguarda uma audiência com a Inquisição Espanhola.

As palavras "Sonhar o sonho impossível, Sofrer a angústia implacável, etc.," são do musical "O Homem de La Mancha" (Man of La Mancha), portanto, não serão encontradas em nenhum capítulo específico do livro de Miguel de Cervantes, "Dom Quixote", mas sim na trilha sonora do musical.

Onde quero chegar nesta caminhada?
Gosto de perceber na peça teatral, que ficamos presos na masmorra do tempo, das dores da vida, mas mas mesmo assim não finda o desejo de sonhar um sonho impossível, seguido de outro, de outro, de outro, de outro ... impossível sonho.

Essa é a minha busca.

É isto aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!