sexta-feira, 25 de junho de 2021

Sobre Singular e Plural



Estamos vencendo- sic - um semestre marcado pelo aumento significativo de feminicídios e casos pavorosos de pedofilia. Sabe o que há de pior nisto tudo? São atos humanos. Dão nojo, dão dor, dão tristeza e, caramba, são atitudes humanas de uma crueldade inominável e inenarrável.

Enquanto isto pombos voam e emas passeiam nos jardins do distante planeta da distante galáxia muito muito longe daqui. Lá reina Sua Alteza Imperial - Vossa Excelência.

Um dia, quem sabe, Vossa Excelência descobrirá que quinhentas mil pessoas são muitas e Vossa Excelência é apenas uma pessoa singular. Apenas isto.

Vossa Excelência talvez não domine o conteúdo de que os pronomes de tratamento ou de segunda pessoa indireta apresentam certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação, levam a concordância para a terceira pessoa.

Isto acontece porque o verbo concorda com o substantivo que integra a locução como seu núcleo sintático. Mas, com certeza, Vossa Excelência desconhece o assunto.

Vossa Excelência é apenas uma pessoa singular, só isto, nunca esqueço disto.

É isto aí!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!