quinta-feira, 17 de junho de 2021

O dia que liguei para mim



Dia destes peguei o telefone e liguei para mim Assim que começou o diálogo fiquei meio cismado. Claro, você pode achar estranho eu ficar cismado comigo mesmo, até mais do que ligar para mim e atender, porém ocorre que faço isto frequentemente, numa imensa naturalidade.

O fato da cisma deu-se por que eu estava irreconhecível, desde o sotaque até os recursos linguísticos e o trejeito da voz. Percebi logo um fundo musical leve e suave com Carlos Gardel e um sotaque do tipo porteño de La Boca. Aquilo foi muito bizarro. Fingi que não notei a estranheza só para escutar até que ponto eu chegara ao fundo do poço.

Daí perguntei sobre a vida, a natureza das coisas, o trânsito , o tempo, as ruas, a tristeza pelos cantos, as agruras do oprimidos, a violência dos opressores, a igreja, a religião, a religiosidade, a moda das ruas e dos guetos, a bebida do momento, as músicas mais badaladas, a dança mais famosa, etc.

Eu, não este, mas o outro, o esquisito, do outro lado da linha respondia tudo ora com muita tranquilidade, ora tal qual um ofegante e  falante vendedor de artigos da mais fina quintessência, só comercializados lá na Ciudad del Este, às margens do rio Paraná. Aquilo me enlouquecia, um eu com sotaque xeneize e artifícios manjadíssimos de técnicas comerciais de convencimento, se portando como um guerreiro da querida república guarani.

Então criei coragem e perguntei: você está usando máscara?

Logo o eu estranho e bizarro respondeu, com fúria - ¿Estás loco? ¿Bebiste ayahuasca? ¿Por qué no preguntas lo que quieres saber?

Ela ... ela ...

¡Habla cabrón!

Ela ... hummm... está com você?

Si tu quieres saber ...

Não! Esquece. Não quero mais saber. Aí arrependi rapidamente falei em seguida, depressa e engolindo sílabas - Naverdade ... euliguei ... parasaberse ... se ... se ... seela ... seela ...

¡Habla cabrón!

Se ela me ama, é isto. Ela me ama? Ela te falou alguma coisa? Assustado com a coragem, desliguei antes que o eu xeneize/guaio falasse ou respondesse algo que eu não soubesse ou não estava preparado para saber.

Daí a pouco respirei fundo, fiz a técnica de pausar a respiração, contar até cansar, tomei fôlego, coragem e decisão e liguei de novo para mim.

O eu xeneize com estratégias de vendas paraguaias não só não atendeu mais, como desligou o aparelho. Pensei comigo - este sujeito é sistemático, estranho e muito esquisito. Melhor torcer para o River Plate.

É isto aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!