sábado, 26 de junho de 2021

A privatização dos sonhos

Fonte imagem: Basamaci

A pré-história:

Naquele tempo, num planeta distante, em outra galáxia, com o fim de todo o estado público, exceto o poder, em função da privatização desde da água até o ar puro, o governo moderninho, sempre preocupado com a qualidade de vida de seus cidadãos, criou o Ministério da Meritocraxia. Sim, com X mesmo. Era o charme do negócio. A Meritocraxia consistia numa unidade fabril de esperança, como dizia o grande líder. Ou isto ou f*da-se disse-o certa vez.

O início:

- Olá, bom dia, o senhor pode me  informar, por favor, se esta é a fila do Programa de Meritocraxia para mudar de vida?

- Sim. Pegue esta fila da linha branca para pegar a senha para a fila objeto da mudança. 

- Muitíssimo obrigado.

Oito horas depois.

- Boa tarde, eu quero mudar de vida.

- Para qual mudança o senhor pleiteia ir?

- Pode me informar alguns dos seus processos de mudança?

- Olha, esta fila é para quem já tem a determinação. Aconselhamento e análise é no guichê 32.  O senhor pegou a ficha e a fila errada. Mas aguarde um instante, que vou providenciar a senha para o Guichê 32. 

Pronto, senhor, esteja aqui às sete horas em ponto com esta senha e pegue a fila da linha amarela, que o levará ao guichê 32. Enviaremos uma mensagem no seu celular, bem como um e-mail e um lembrete em forma de  correspondência confirmando a data do agendamento.

- Olha, muitíssimo obrigado. A senhora é muito gentil.

Dois anos depois.

- Bom, chegarei cedo, uns trinta minutos antecipados e logo logo serei atendido.

Nove horas depois

- Pois não?

- Eu quero mudar de vida.

- Sim? Em que posso ajudar?

- Eu não sei bem o que eu quero. Gostaria de ter acesso às opções.

- Entendo. Qual o estado civil do senhor?

- Casado.

- Ótimo. Aqui está a senha para o senhor ser atendido com a nossa especialista em casados que querem mudar de vida. Passar bem, muito obrigado pela sua visita. Enviaremos uma mensagem no seu celular, bem como um e-mail e uma correspondência confirmando a data do agendamento. Venha às sete horas e entre na fila azul marinho. O próximo...

Três anos e meio depois

Chego meia hora mais cedo e ... caramba, vou sair daqui amanhã. Tudo bem, já decidi, sei o que estou fazendo. Eu só quero mudar de vida.

Seis horas depois

Boa tarde. Está aqui a senha. Obrigado por me atender.

- Sente-se, por favor. Deixe-me ver. Humm, o senhor é casado. Muito bem. Qual a sua área de formação universitária, se tiver? Se não tiver qual a sua principal atividade laboral? 

- Ufa, achei que iria perguntar outra coisa - rs - Sou da área de humanas.

- Certo. Muito bem. Excelente. O senhor é da área da docência, administração, economia ...?

- Docência

- Docência ... muito bem. Está aqui a senha, o senhor venha amanhã bem cedo, que será atendido. Chegue às sete horas e siga a linha vermelha.

- Amanhã? A senhora tem certeza? É amanhã mesmo que saberei finalmente o que fazer para mudar de vida?

- De certa forma sim, senhor. Passar bem, e sucessos na sua caminhada.

No dia seguinte:

- Puxa vida, é hoje. Nem dormiu de tão ansioso. Chegou cedo, a linha vermelha estava vazia. estranhou um pouco, mas quem sabe agora as coisas começariam a mudar - é bom já ir me acostumando, balbuciou sorrindo. 

Entregou a senha ao segurança, recebeu as instruções devidas de nãos sair da linha vermelha em nenhuma circunstância, e entrou por um labirinto limpo, claro, bem ventilado. Passou por todas as outras linhas cruzando a vermelha. às vezes pensava em seguir por uma delas, mas não sabia onde daria. Na dúvida, durante duas horas caminhou por aquela estranha estrutura de alvenaria.

Duas horas depois

- Chegou a um salão limpo, mas discreto, bem ventilado e uma atendente linda à mesa do fundo, com um sorriso contagiante. Aproximou-se, disse a que veio, ela abriu uma tela, conferiu nome e processo, perguntou pela folha timbrada e pelo lápis. Tirou a folha molhada de suor do bolso. Ela entregou-lhe outra e finalmente deu o próximo passo.

- O senhor escreverá todos os seus sonhos, desejos, missão de vida, propósitos, vontades, etc, pode ser da coisa mais íntima e pessoal até uma altruísta de grandes proporções. Sente-se ali e escreva tudo. Não tenha pressa. Ao fundo tem banheiro, água, frutas, café, fique à vontade.

- A senhora tem mais folhas?

- Claro, tome aqui mais dez folhas, três lápis e apontador. Ninguém irá incomodá-lo.

- Três horas e vinte e seis folhas depois, voltou à atendente e disse que estava pronto. 

- Ela sorriu, pegou as folhas, carimbou uma a uma com três carimbos e um Selo Holográfico Personalizado, onde colocou sua rubrica. Lacrou as folhas enumeradas num envelope amarelo de tamanho ofício, fechou com uma fita de segurança e a devolveu.

- E agora?

- O senhor está vendo aquela porta? Abra-a, e siga em frente mais 15 minutos.

- Sorriu, nem estava acreditando. Tudo iria mudar dali a quinze minutos. Abriu a porta, passou, ela fechou e travou automaticamente. Seguiu confiante. 

Chegou num balcão onde estavam dois seguranças. Um pediu o envelope e o outro verificou seus documentos, que foram prontamente devolvidos. Deram-lhe um copo plástico com água corrente, um boné e um chaveiro do grande líder. Guardaram o envelope, o encaminharam até a saída.

Na saída, uma moça linda e elegantemente trajada entregou-lhe uma carta do grande líder dizendo que ele pessoalmente enviaria uma mensagem no seu celular, bem como um e-mail e uma correspondência confirmando a data do agendamento, que aconteceria muito em breve, em local a ser determinado. 

Esperou dez anos e partiu desta vida acreditando que alguma coisa fez de errado, afinal o grande líder prometera e se não aconteceu, seria sua culpa daí não merecer a mudança ...

A pós-história

Morreu pobre, muito doente e endividado, sem aposentadoria e sem moradia, perdida nos conflitos neo-ultra-liberais com penas capitais. Foi enterrado na Vala dos Comuns junto com o envelope, entregue no ato por um agente público,  na cova rasa 32 da quadra 7 do Depósito dos Heróis Adormecidos.


É isto aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!