terça-feira, 8 de junho de 2021

Insônias do outono



Insônia é um negócio antinatural. Deve haver em algum lugar uma lei para proibir estas coisas. Uma noite custa 36 horas para passar entre a zero hora e o amanhecer, e o mais incrível é que ainda tem a danada da fome. Insônia, apetite, reflexões ridículas... opa, e ainda tem os pernilongos, o silêncio irritante, a ampliação do barulho do teclado e aquela sensação de cansaço com compromisso às sete horas da manhã.

Tudo bem, vá lá que acabo concordando que o pensamento é aquilo que é trazido à existência através da atividade intelectual. ... Mas o pensamento no processo de insônia não seria um processo mental que supostamente reside na mente humana e proporciona ao ser humano modelar a sua percepção do mundo. É algo sobrenatural.

Enquanto num dia normal, com sol sobre este lado do planeta da alvorada ao crepúsculo, o pensamento tem a capacidade de compreender, formar conceitos e organizá-lo, quando a noite vem, nebulosas, seres etéreos e seres extraterrestres forçam nosso corpo a estabelecer relações entre nós outros e os conceitos cósmicos por meio de elementos de variadas funções extra corporais e mentais, criando novas representações e soluções, que vão de questões pessoais, passionais, relativas até chegar aos grandes conflitos mundiais.

É verdade que existe o  pensamento lógico, crítico, reflexivo, prático e o sistemático, mas isto é no decorrer do turno matutino e vespertino. A madrugada não permite isto, até mesmo por que tem aquelas coisas fixas, aquela pessoa, aquela conta, aquele vinho, aquela viagem, aquele instante, aquela situação, tudo colado numa tela de bloqueio com supercola.  

E olha que não vou entrar no mérito dos pensamentos intrusivos, comuns aos mortais. O insones dispensam estas rotas de fuga da memória, das experiências de aprendizado, das evidências constatadas, das observações neurosensoriais, etc. A Insônia não permite que uma concorrência deste nível venha a transformar sua arte em placebo. A insônia é um estar em mim.

É isto aí!

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!