Lembrei de um fato ocorrido comigo, que marcou minha percepção com o neo-cristianismo. Uma conhecida postou uma série de denúncias graves contra políticos da esfera federal.
Perguntei se aquelas denúncias tinham fonte ou fundamento, pois sendo ela uma pessoa que postava tanta Palavra Cristã, como poderia jogar pedras tão fortes sem fontes ou provas, e sem nem ao menos conhecer aquelas pessoas?
Eis que um amigo dela, que não conheço, saiu em sua defesa, me tratando da forma como foram agredidos os políticos. Havia fogo em suas palavras, ódio e desespero, só não havia fundamentação. Agrediu resguardado em um sentimento limitado, em nome de um deusinho destes que semeiam desavenças contra fieis de outras profissões de fé, por que aí não é pecado. Deve ter tido um orgasmo naquele dia.
Até pensei em fazer uma defesa, em nome da Palavra e pela Palavra, mas vi que seria bobagem, algo como dar pérola aos porcos. Chafurdam no ódio e desde então os denomino de neo-cristãos.
Nada mais falso do que um neo-cristão. Visto assim de longe é um exemplo de ser humano. Entre seus pares é um apóstolo de Cristo, mas as evidências param aí. Estão se espalhando rapidamente por todo mundo, sem o menor constrangimento. São os fariseus do século XXI, dominando todos os meios de comunicação e de controle social.
Um neo-cristão frequenta a igreja, o templo, a missa, o culto, a cerimônia, o centro espírita, etc., como qualquer cristão. Fala de Jesus com uma intimidade contagiante, o conhece como poucos. Tem trechos de sua doutrina decorados, e se apresenta com supostas manifestações de fé.
Mas o que distingue um neo-cristão do Cristão? Primeiro nunca está só, anda em bandos organizados, têm medo de expor suas ideias em público e somente acessam informações que atendem aos seus desejos. Não suportam a contestação, adoram o poder absoluto e a sociedade dividida por castas dogmáticas. O ódio é patente, e há o nítido sentimento de desprezo e descaso para com o próximo.
Sua fé possui sementes de diversas naturezas que desabrocham em ódio por diferentes formas, desde um simples boato a ações mais maquinadas, feitas nas sombras, para destruir alguém. O neo-cristão julga e condena todos e tudo que não faz parte do seu credo.
Jogam pedras, jogam às feras, aos leões como ocorre no linchamentos físicos e morais. Lembram-me as virgens néscias do Evangelho de Mateus. Em tudo parecem com as Virgens que esperam e confiam no Senhor, mas na hora de confirmar a fé, fogem, pois não há substrato em seus sentimentos.
É isto aí!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gratidão!