quinta-feira, 18 de outubro de 2012

As bobagens que penso nas crises de insônia!

Hierarquia das necessidades de Maslow:




Meu relógio biológico anda prá lá de Bagdá. Perco o sono e a hora invade as madrugadas. A manhã é tranquila e operacional, mas entre 17 e 20 horas, quase desapareço dentro de mim, de tanto sono. Você deve estar perguntando - então porque não dorme neste horário? Já o fiz, e sempre durmo no máximo quatro horas e aí tome mais 20 horas de vigília, com cansaço.

Mas se não dormir neste intervalo? Acaba a sensação e volta tudo como antes. Interessante isto. Só quem tem, sabe como é. Impossível explicar. Mas o desejo de dormir às 22h e acordar às 6 permanece. este não vai embora...

Falando em Desejo, vem a Psicanálise. POde ser que tenha uma relação entre a Felicidade e este mecanismo de delatar a insônia, como se isto fosse um procedimento da auto-análise, que  poderia conduzir-me a desenvolver a coragem de construir um estilo de vida com autocrítica e compromisso de melhorar alguns aspectos da própria vida. Então? Quem sabe durmo com esta?

Vou procurar mais alguma coisa sobre isto. Maslow coloca o sono na base da Pirâmide das Necessidades, como um processo primário para irmos em busca da Felicidade, atingida com as Realizações Pessoais. Isto quer dizer que não posso colocar o Sono na minha lista de desejos? Não sei ainda, pois está lá, em visível notificação que é uma ação de cunho puramente fisiológico.

Já para Freud, o desejo é o que põe em movimento o aparelho psíquico e o orienta segundo a percepção do agradável e do desagradável. O desejo nasce da zona erógena do corpo, e sem se reduzir ao corpo (soma), que somente pode se satisfazer apenas parcialmente. Assim ele, o Sr. Desejo, realiza-se no movimento de querer-mais-e-mais. Bom, em sendo o Sono um aspecto fisiológico, olha eu aí outra vez na base da Pirâmide.

Já Lacan avança mais e afirma, "O  desejo é sempre o desejo de um outro desejo”. O desejo humano é algo sempre adiado, é intervalar. "O desejo vive de sua insatisfação, resguardada esta estranha função: a  função de insatisfação”.

Então já entendi. O que tenho é apenas uma necessidade fisiológica ou não de dormir, que não é um desejo, pois este está em um plano superior. Deve ser isto. Vou ter que mudar de reza, por que desde sempre estou rezando errado...

É isto aí!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!