segunda-feira, 14 de abril de 2014

O anonimato da Rede 1ª Parte


O tema é interessante, sempre falado e debatido. Tenho a vantagem de ser tão leigo quanto você, de maneira que tentarei esmiuçar em partes para não ficar chato. Por acaso, tem ideia do que acontece quando inscreve em um site especializado em qualquer coisa, tipo Vendas; Sexo; Rede Social; Chats; Informativo; etc.? Não tem mesmo, até por que nunca lê o termo contratual com o qual concorda, não e mesmo? Bem, vamos lá fazer uma sinopse, passo a passo, ok?

Primeiro esqueça aquela coisa de confidencial, só entre você e sua página privativa. A Internet que você conhece não existe. Ela é talvez uns 10% da Internet Real, aquela que não acessamos. A Rede que todos nos a usamos no nosso dia a dia é parte integrante de uma Internet que não esta acessível pelos meios de comunicação normais como o Google por exemplo, essa parte da Internet oculta para 99% dos mortais usuários deste Planeta, que é maioria dos utilizadores, é acessada só por quem domina de fato a Tecnologia da Internet, e é chamada de Deep Web.

Na Deep Web está todo o tipo de informação e conteúdos desde livros raros ou difíceis de obter, fóruns sobre os mais diversos temas, web-sites que permitem realizar o download de alguns filmes jogos musicas ou programas muito antes de os mesmos saírem no mercado ou estrearem nos cinemas. 

No entanto também é na Deep Web que também podem ser encontradas as coisas mais bizarras que possamos imaginar, como paginas com conteúdo pedófilo, assassinos contratados compra e venda de armas, drogas e conteúdos bastante “hardcore” que fogem a maioria daquilo que possamos imaginar. Na prática, é na Deep Web que se encontra o lado mais negro e sombrio da humanidade, não recomendadas para nós, indefesos e inocentes.

Bem, e daí? O que eu tenho com isto?

Bem, tudo que você escreve na Rede vai para um Banco de Dados do seu IP. 

O endereço IP, de forma genérica, é uma identificação de um dispositivo (computador, impressora, etc) em uma rede local ou pública. Cada computador na internet possui um IP (Internet Protocol ou Protocolo de internet) único, que é o meio em que as máquinas usam para se comunicarem na Internet.

Para um melhor uso dos endereços de equipamentos em rede pelas pessoas, utiliza-se a forma de endereços de domínio, tal como "www.aopedapitangeuira.blogspot.com". Cada endereço de domínio é convertido em um endereço IP pelo DNS (Domain Name System). Este processo de conversão é conhecido como "resolução de nomes". Então, mesmo que eu mude de computador, ao acessar meu Blog, o "Sistema" traduz como acesso ligado ao meu IP. 

Todas as informações sobre a sua vida vão sendo coletadas e guardadas em um banco de dados pessoal, na Grande Nuvem Mundial. 

Bem, se você visita uma página sobre TV Led 3D, ao abrir a sua caixa de e-mails ou mesmo a página do Facebook, ou uma página de notícias, encontrará empresas oferecendo TV Led 3G. Estas informações são negociadas de uma forma direta ou indireta. Nada é segredo entre as partes interessadas.

Vamos supor que você comentou na Rede que tem uma enfermidade crônica. Seguradoras, Plano de Saúde e grandes corporações saberão disto caso vá ao encontro deles. É um negócio chamado DII - Data do Inicio da Incapacidade. Ninguém sabia, mas você mesmo informou isto na Rede, em um chat, e isto poderá impedir algum benefício.

Uma tatuagem feita com o nome da pessoa amada, na área genital - você só comunicou à pessoa amada, mas determinada empresa onde concorre a uma vaga de Diretor,por exemplo, fica sabendo que você tem um caso extra-conjugal, hetero ou homossexual. Aquela contratação tida como certa pelo seu currículo ou mesmo uma promoção não sai, e isto pode ter contribuído para sua derrota.

Sua posição política, seu círculo de relacionamentos, seu poder de convencimento, sua personalidade, tudo isto está gravado. Impossível acessar para remover. Não existe remoção na Nuvem.

Não se esqueça: A INTERNET NÃO ESQUECE!

Continua amanhã


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!