sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Halo do Sol no Alabama 30/10



EXIBIÇÃO HALO SURPREENDENTE: Em 30 de outubro, os observadores do céu ao redor do Centro de Vôo Espacial Marshall, em Huntsville, Alabama, testemunharam algo incrível: uma complexa rede de arcos luminosos e anéis cercaram o sol da tarde. "Eu nunca vi nada parecido com isso", diz testemunha Bill Cooke, chefe do Escritório da NASA (Ambiente Meteoroid). O Físico David Hathaway captou esta imagem do visor:





A aparição é quase certamente ligada ao furacão Sandy. O núcleo da tempestade varreu bem ao norte do Alabama, mas as bandas externas de Sandy passaram sobre a área, deixando para trás uma névoa fina de cristais de gelo em nuvens cirrus. A luz do sol brilhando através dos cristais produziu um invulgarmente rica variedade de halos de gelo .


Pode não ser necessário esperar mais uma década para repetir o desempenho. Alguns pesquisadores acreditam que supertempestades vão se tornar mais comuns nos próximos anos, como resultado das mudanças climáticas , criando coisas novas tanto terríveis quanto bonitas de se ver como aí em cima. Observadores do céu na zona de tempestade devem estar alerta para o incomum.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão!